Castelo de Loarre

O Castelo de Loarre localiza-se no município de Loarre, província de Huesca, na comunidade autónoma da Aragão, na Espanha. É um dos castelos mais antigos da Espanha.[1]

Castelo de Loarre, Espanha
Castelo de Loarre

Em posição dominante sobre a serra de Loarre, a partir da sua posição tem-se visibilidade sobre toda a planície da Hoya de Huesca e em particular sobre Bolea, principal praça muçulmana da zona e que controlava as ricas terras agrícolas da planície.

História

O castelo remonta ao século XI, erguido por ordem do rei Sancho III de Navarra, para servir como base a partir de onde poderia organizar os ataques contra Bolea. A primitiva construção foi posteriormente ampliada à que conhecemos hoje, por Sancho Ramirez, sob cujo reinado se procedeu à fundação de um mosteiro no castelo.

Durante o século XII, com o progresso da Reconquista, a zona deixou de ser fronteiriça e o castelo perdeu a sua função estratégica inicial.

No século XV, a população que vivia aos pés do castelo mudou-se para a actual vila de Loarre, reutilizando materiais da antiga fortificação. O castelo entrou em declínio a partir dessa altura.

Foi classificado como Património Cultural e Monumento Nacional em 1906.

Características

O castelo, em estilo românico, assenta sobre um promontório de rocha calcária, utilizada como alicerce. Isto supunha uma grande vantagem defensiva, uma vez que se tornava mais difívil minar-lhe as muralhas reforçadas por torreões.

Actualmente encontra-se em bom estado de conservação (salvo a parte do antigo castelo de Sancho III de Navarra, mais deteriorada) e é considerada como a fortaleza românica melhor conservada da Europa. Destaca-se a pequena capela à entrada e a majestosa igreja do castelo (da qual, infelizmente, se desconhece o paradeiro das pinturas românicas) onde a cúpula chama a atenção (pelo pouco habitual que é no românico).

Curiosidades

O castelo foi utilizado na rodagem do filme "Reino dos céus" (Kingdom of Heaven) de Ridley Scott, protagonizado entre outros por Orlando Bloom, Eva Green, Liam Neeson e Jeremy Irons. O povo de Loarre participou na rodagem do filme como figurantes, motivo que os levou a assistir ao filme em Huesca para poder ver se apareciam em alguma cena. O castelo pode ver-se em várias ocasiões durante o filme.

Referências

  1. «Loarre, a la espera de que su Castillo sea Patrimonio de la Humanidad». abc (em espanhol). 11 de maio de 2013. Consultado em 10 de setembro de 2021

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.