Cencreia

Cencreia (em grego Κεγχρεαί)[1] foi uma antiga cidade portuária situada aproximadamente 8 km a sudeste da moderna Corinto, na Grécia.

Cencreia
Κεγχρεαί
Localização atual
Cencreia está localizado em: Grécia
Cencreia
Coordenadas 37° 53' 6" N 22° 59' 15" E
País  Grécia
Dados históricos
Região histórica Grécia romana
Província romana Acaia

História

Nos tempos antigos, Cencreia era um dos dois portos da cidade-estado de Corinto. Enquanto Cencreia servia as rotas comerciais orientais através do Golfo Sarónico, Lequeu situada no Golfo de Corinto servia as rotas comerciais que levavam a oeste para a Itália e o resto da Europa. Situado no lado oriental do Istmo de Corinto, Cencreia ficava em uma encruzilhada natural para os navios que chegavam do leste e do tráfego terrestre rumo ao norte e ao sul, entre a Grécia central e o Peloponeso. A origem de Cencreia é desconhecida, mas deve ter sido habitada desde os tempos primitivos, provavelmente na pré-história, por causa do porto natural profundo que era favorável para os navios de desembarque. A área é dotada de abundantes fontes de água, uma rocha maciça de calcário oolítico da qual é extraída uma excelente pedra de construção, e várias posições defensáveis com bons pontos de vista.

As fontes textuais mais antigas de Cencreia, um epitáfio do período arcaico tardio (séculos VI e V BC) e referências em escritos históricos e geográficos das eras clássica e helenística (séculos V ao II BC), revelam que havia um permanente assentamento e um porto naval fortificado. Poucos vestígios arqueológicos sobrevivem deste assentamento inicial, mas parece ter sido localizado a oeste da costa moderna, ao longo da crista proeminente que faz fronteira com o vilarejo moderno ao norte.

Cencreia floresceu durante o Império Romano, quando o assentamento se concentrou em torno do porto em forma de meia-lua cercado por enormes quebra-mares de concreto e protegido por muros marítimos. A comunidade local era pequena mas próspera, e se distinguia pela diversidade social, cultural e religiosa. Literatura antiga e inscrições do local atestam a presença de cultos a Afrodite, Ísis, Esculápio, Poseidon, Dioniso e Pan. Evidências arqueológicas indicam que o comércio com outras regiões do Mediterrâneo continuou até o século VII[2].

Cencreia no contexto bíblico

O cristianismo também chegou a Cencreia no início de sua história, sendo a cidade mencionada por duas vezes na Bíblia[3], no capítulo 18 do livro de Atos dos Apóstolos, e no capítulo 16 da Epístola aos Romanos.

De acordo com Atos 18:18 o apóstolo Paulo saiu de Corinto juntamente com Priscila e Áquila e pararam em Cencreia durante a segunda viagem missionária, onde o apóstolo cortou o cabelo para cumprir um voto de nazireu, de onde prosseguiram viagem para Éfeso.

Já na sua carta aos Romanos o apóstolo Paulo recomenda a igreja que está em Roma «Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencreia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo» (Romanos 16:1-2).

Referências

  1. «Strong's Greek Concordance». Bible Hub
  2. S. Heath, J.L. Rife, J.J. Bravo III, and G. Blasdel. (2015). Preliminary Report on Early Byzantine Pottery from a Building Complex at Kenchreai (Greece). ISAW Papers, 10.
  3. «Cenchreae Occurrences in the Bible». Bible Hub

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.