Chanukiá

Chanukiá ou Chanuquiá (hebraico חנוכיה) é um candelabro de nove braços, usado durante os oito dias do feriado judaico de Chanuká, também chamado de Festa das Luzes.

Nesta celebração, os judeus de todo o mundo comemoram a libertação do Templo de Jerusalém do domínio dos Gregos no século II a.C. sob a liderança dos Macabeus[1] e o milagre do azeite que havia numa botija - que duraria um dia só - e que queimou no candelabro do Templo por oito dias. Este é o motivo dos nove braços da Chanukiá, sendo o braço do meio, mais proeminente, denominado Shamash (servente), pois a vela que é colocada neste braço é usada para acender as velas que são colocadas nos outros oito braços.

Outro candelabro importante para a cultura judaica é o Menorá (hebraico מנורה - menorah). O Menorá possui sete braços e é um dos símbolos do Judaísmo, juntamente com a Estrela de Davi.

Pal-Bell Chanukiá, 1948, Maurice Ascalon.
Chanukiá de prata.
Chanuquiás à venda num supermercado de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.

Referências

  1. «Exhibition Overview». www.metmuseum.org. Consultado em 10 de março de 2021
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.