Chefe do Executivo de Hong Kong

O Chefe do Executivo de Hong Kong é o Chefe do Governo e o dirigente máximo da Região administrativa especial (RAE) de Hong Kong da República Popular da China. Α atual chefe do Poder Executivo é John Lee Ka-chiu, que foi eleito depois de vencer por sufrágio indirecto nas eleições no dia 8 de maio de 2022.

Parte da série sobre
Política de Hong Kong
Lei Básica
Portal de Hong Kong

Eleição

Desde 2010, o Chefe do Executivo é seleccionado por um Comité de Eleição, que é um tipo de colégio eleitoral constituído por 1 200 membros eleitos por pessoas individuais e/ou colectivas (ex: empresas, associações ou organizações locais) que pertencem ou representam os interesses de quatro sectores funcionais (Lei Básica, Anexo I):

  • Sectores industriais, comerciais e financeiros;
  • Sectores profissionais;
  • Trabalho, serviços sociais, religiosos e outros sectores;
  • Membros do Conselho Legislativo, representantes de membros dos Conselhos de Distritos, representantes do Heung Yee Kuk, deputados de Hong Kong ao Congresso Nacional do Povo e representantes dos membros honcongueses do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

Cada sector, circunscrição ou eleitorado funcional elege 300 membros para o Comité de Eleição. Após ser seleccionado tem que ser aceite e oficialmente nomeado pelo Governo Popular Central chinês, em Pequim. A maioria dos eleitores funcionais são pró-Pequim, pró-Governo e pró-elites locais.

O actual método de eleição do Chefe do Executivo, por sufrágio indirecto, pretende ser apenas transitório, porque o artigo 45º da Lei Básica de Hong Kong afirma constitucionalmente que o objetivo final é a eleição do Chefe do Executivo por sufrágio universal, cujos candidatos devem ser previamente nomeados por um comité amplamente representativo, de acordo com procedimentos democráticos.

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.