Império Chola

O Império Chola ou dinastia Chola (em tâmil: சோழப் பேரரசு) foi um império indiano que existiu nos séculos IX e XII. Tâmil, seu centro de poder localizava-se no sul do subcontinente.[1] Seu ápice ocorreu entre os séculos X e XII, quando controlou um território que incluía o sul do subcontinente, as ilhas Maldivas e parte do Ceilão, chegando em certo momento até o rio Ganges, ao norte, e ao arquipélago malaio, além de certos locais ao longo do golfo de Bengala. Enquanto os cholas dominavam o sul, ao norte três reinos disputavam a supremacia: o Império Pratiara, no atual Rajastão, o Império Pala, nos atuais Biar e Bengala, e o Império Rastracuta, no Decão.

 Nota: "Xola" redireciona para este artigo. Para a estação metroviária mexicana, veja Estação Xola.
Império Chola

Dinastia Chola medieval • Cholas • Xolas • சோழப் பேரரசு

300 a.C. — 1279 

Mapa do Império Chola e dos territórios sob a sua influência c.1030 d.C.
Região Sul da Índia
Capitais
  • Pazaiarai
  • Tanjavur
  • Gangaiconda Cholapuram
  • Países atuais  Índia
    Maldivas
    Sri Lanka

    Língua oficial tâmil
    Religião hinduísmo, sobretudo xivaísmo

    Forma de governo monarquia
    Rei ou Imperador
     c. 850—870  Vijayalaya Chola
    (1.º do império medieval)
     1246–1279  Rajendra Chola III
    (último)

    Período histórico Idade Média
     c. 300 a.C.300 d.C.  Primeiras dinastia Chola
     300 a.C.  Fundação
     c. 1030  Apogeu
     1070  Império Chola Tardio
     1279  Anexação pelo Império Pandia

    A dinastia teve origem no vale fértil do rio Kaveri. Karikala Chola foi o mais famoso entre os reis do período inicial da dinastia Chola, enquanto Rajaraja Chola, Rajendra Chola e Kulothunga Chola se tornaram imperadores famosos no período medieval. A dinastia Chola atingiu o auge durante os séculos X e XII. Sob governo de Rajaraja Chola I (Rajaraja, o Grande) e do seu filho Rajendra Chola, a dinastia conseguiu um grande desenvolvimento militar, económico e cultural na Ásia. O território expandiu-se das ilhas Maldivas no sul até aos limites do rio Ganges, no norte de Bengala. Rajaraja Chola conquistou o sul da Índia, anexou partes do Sri Lanka e ocupou as Maldivas. Rajendra Chola também fez incursões contra os reinos localizados no arquipélago malaio. O poder da dinastia Chola diminuiu em torno do século XIV com o surgimento dos Pandyas e dos Hoysala. Os Cholas deixaram para trás uma herança que hoje se reflete na região. A proteção que era dada à literatura e o seu zelo na construção dos templos levaram à criação de grandes obras de arquitetura e ao desenvolvimento da poesia tamil. Os reis de Chola eram ávidos construtores e a presença de templos em seus reinos não só obedeceu a lugares de culto, mas também a centros de atividade económica, beneficiando a comunidade em geral. Começaram uma forma centralizada de governo e estabeleceram uma burocracia disciplinada.

    Ver também

    Referências

    1. David Shulman (2016). Tamil. [S.l.]: Harvard University Press. p. 150. ISBN 978-0-674-97465-4. One thing, however, is certain: the Cholas were happy to use Tamil as an official state language, along with Sanskrit...
    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.