Comoditização

Comoditização (ou comodificação) é a transformação de bens e serviços (ou coisas que podem não ser normalmente percebidos como bens e serviços)[1] em um commodity.

O entendimento marxista de commodity é distinto do significado de commodity na teoria econômica geral .

O uso mais antigo da palavra Comoditização em inglês (Commodification) é atestado no Oxford English Dictionary data de 1975.[carece de fontes?]

O uso do conceito de comoditização se tornou comum com o aumento da análise crítica do discurso na semiótica.[carece de fontes?]

Teoria Marxista

Em economia política Marxista,[2] Comoditização toma lugar quando o valor econômico é assinalado a algo não previamente considerado em termos econômicos; por exemplo, uma ideia, identidade ou sexo. Então, comoditização se refere a expansão do mercado para áreas anteriormente não comerciais, e o tratamento de coisas como se elas fossem commodities comerciáveis.

Ver também

Referências

  1. Isto inclui dinheiro em si, seres humanos, e o meio-ambiente, que não são bens e serviços, além de commodities. Ver Karl Polanyi, "The Self-Regulating Market", pg. 40 em Economics as a Social Science, 2.a ed, 2004.
  2. Andy Blunden (ed.). «Commodification». Encyclopedia of Marxism. Consultado em 21 de julho de 2008
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.