Comunidade da África Oriental

A Comunidade da África Oriental ou, às vezes, Comunidade do Leste Africano[1] (em inglês: East African Community - EAC), cujo acrônimo é CAO ou CLA, é a organização intergovernamental das repúblicas do Quénia, Uganda e da Tanzânia, e mais recentemente, das do Burundi e Ruanda, com sede em Aruxa, na Tanzânia, com o objectivo de aprofundar a cooperação entre os Estados-membros nos campos político, econômico e social, entre outros, como forma de contribuir para o seu desenvolvimento.

Países-membros da CAO.

O Quénia, a Tanzânia e o Uganda têm uma longa história de arranjos de integração regional, que incluíram:

  • a União Aduaneira entre o Quénia e o Uganda em 1917, à qual se juntou o Tanganica em 1927;
  • a "Alta Comissão do Leste Africano" (East African High Commission) (1948-1961), uma unidade administrativa do Império Britânico;
  • a "Organização de Serviços Comuns do Leste Africano" (East African Common Services Organisation) (1961- 1967);
  • a primeira Comunidade da África Oriental (1967-1977) e
  • a Comissão Tripartida Permanente para a Cooperação entre os Estados da África Oriental (1993- 2000).

Depois da dissolução da primeira Comunidade da África Oriental, em 1977, os três Estados negociaram um Acordo de Mediação para a Divisão do Activo e Passivo, que assinaram em 1984. Este acordo incluía uma cláusula na qual os signatários concordavam em explorar áreas de futura cooperação, sob a forma de acordos concretos. Reuniões subsequentes dos três chefes de Estado levaram à assinatura dum Acordo para o Estabelecimento duma Comissão Tripartida Permanente para a Cooperação entre os Estados da África Oriental, a 30 de Novembro de 1993. Em 14 de Março de 1996, o Secretariado da Comissão Tripartida Permanente foi instalado em Aruxa, na Tanzânia.

Em 29 de Abril de 1997, os três chefes de Estado deram orientações à Comissão Tripartida Permanente para iniciar o processo de rever o Acordo que a estabelecia e transformá-lo num Tratado para o Estabelecimento da Comunidade da África Oriental, que foi assinado em Aruxa, aos 30 de Novembro de 1999 e entrou em vigor a 7 de Julho de 2000.

O Burundi e o Ruanda foram admitidos no seio da CAO na cimeira de 30 de Novembro de 2006, tendo-se tornado membros em 18 de Junho de 2007.

Países-membros

Ver Também

Referências

  1. gerente (3 de março de 2016). «Sudão do Sul é aceito como membro da Comunidade do Leste Africano». CEBRAFRICA. Consultado em 23 de maio de 2020

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.