Concorrente

A palavra concorrente - em latim concurrens, entis - usa-se no cômputo eclesiástico para indicar uma maneira de saber os dias da semana de um ano através de um número entre '1' e 7' ou entre '0' e '6' que indica o dia da semana numa determinada data do calendário, o que é necessário para calcular os dias que são domingo, em especial o domingo de Páscoa.

Este termo já aparece com este objectivo na Tábua pascal de Dionísio, o Exíguo do ano do Senhor de 532, com valores entre '1' e '7', mas posteriormente esta referência foi sendo substituída pela expressão letra dominical que tem a mesma função de indicar que dia da semana é qualquer data do calendário juliano ou gregoriano.

Na Tábua pascal de Dionísio, o Exíguo o cômputo eclesiástico para o domingo de Páscoa do ano do Senhor de 532 indica-o como ano bissexto e contem os seguintes dados em nove colunas sucessivas:

1. o Ano do Senhor: DXXXII / 532, em substituição do ano 248 da Era de Diocleciano,

2. ano da Indicção: x / 10,

3. Epacta ou idade da Lua no dia 22 de Março desse ano: nulla (=0),

4. Número Concorrente, isto é, o dia da semana no dia 24 de Março[1]: iv / 4,

5. Número de ordem do ano no Ciclo lunar: xvii / 17[2],

6. Data da Lua cheia pascal: Nonas de Abril, isto é, 5 de Abril,

7. Domingo de Páscoa: III Id. Apr., isto é, 11 de Abril,

8. Idade da Lua no domingo de Páscoa[3]: xx / 20.

9. Ano lunar: C[4].


Em muitos calendários julianos litúrgicos da Idade Média também se observa a indicação de lugar do concorrente - locus concurrentium - no dia 24 de Março e então o número concorrente desse ano corresponde ao dia da semana dessa data, com um algarismo entre '1' e '7'.

No livro de instruções para a aplicação da reforma gregoriana do calendário do papa Gregório XIII - Canones in Kalendarium Gregorianum perpetuum - editado em Roma em 1582[5], já não aparece o termo concorrente que é substituído pela expressão Letra dominical e o seu ciclo de 28 anos das letras dominicais ou ciclo solar[6].


O termo concorrente do cômputo eclesiástico também se designa como epacta solar.

Referências

  1. Nos calendários já com Letra dominical terá sempre a letra ferial F.
  2. Mais tarde, este Ciclo lunar de dezanove anos de Dionísio, o Exíguo vai ser substituído pelo conceito de Número áureo, com 3 anos de diferença, isto é, este número 17 corresponde ao Número áureo 1.
  3. A idade da lua designa o número de ordem do dia do mês lunar respectivo; por exemplo, a Lua 1 ou a lua com idade 1 indica o dia da lua nova; a data da lua nova era assinalado nos calendários medievais pelos números áureos; a Lua cheia eclesiástica corresponde sempre a uma Lua 14. Neste ano a Páscoa ocorreu seis dias depois da Lua cheia pascal; por isso se indica a idade da lua como sendo 20. Ver Lua nova eclesiástica.
  4. C como abreviatura de um ano lunar Comum com 12 meses lunares / 354 dias, em alternativa a E, abreviatura de um ano lunar Embolísmico com 13 meses / 384 dias.
  5. Em Portugal, nos primeiros meses de 1582 foram feitas três edições, uma em Lisboa, outra em Coimbra e outra em Braga.
  6. Ver o Cânone 3 dos Canones in Kalendarium Gregorianum perpetuum.

Bibliografia

Wenceslao Segura González. «Nuestro Calendario. Una explicación científica, simple y completa del calendario lunisolar eclesiástico» (pdf) (em espanhol). p. 33. Consultado em 6 de agosto de 2014.

Gregório XIIII. «Kalendarium Gregorianum perpetuum» (em latim). p. C1r. Consultado em 17 de Julho de 2023.

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.