Conferência Episcopal Escandinava

A Conferência Episcopal Escandinava (em latim: Conferentia Episcopalis Scandiæ[1], em dinamarquês: Nordiske bispekonference, em finlandês: Nordic piispainkokouksen, em norueguês: Nordiske bispekonferansen, em sueco: Nordiska biskopskonferensen, e em islandês: Norrænna biskupaconference) é uma conferência episcopal de bispos católicos que abrangem os países nórdicos (Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Atualmente, ela conta com 12 membros, que representam as oito dioceses católicas nos países nórdicos. É incomum conferências episcopais serem organizadas em vários países, mas isso reflete o restrito número de católicos nesses países (menos de 250.000 fiéis). A Conferência declara como suas tarefas:

  • promover um trabalho pastoral comum na região;
  • permitir que os bispos consultem uns aos outros;
  • coordenar o trabalho da Igreja nas dioceses;
  • tornar possíveis as decisões comuns a nível regional;
  • facilitar os contatos com a Igreja Católica na Europa e em todo o mundo.
Mapa dos países nórdicos na Europa

O mais importante órgão de tomada de decisões é a sessão plenária. Nele reúnem-se duas vezes por ano, em diferentes lugares, os bispos nórdicos e, por vezes, fora do norte da Europa. Além disso, há o Conselho Permanente, que também se reúne duas vezes ao ano para planejar as sessões plenárias e decidir sobre questões urgentes. A secretária-geral é, atualmente, a Irmã Anna Mirijam Kaschner, cps, que coordena o trabalho e os contatos entre os bispos.

Ver também

Ligações externas

Site oficial.

Referências

  1. «Conferentia Episcopalis Scandiæ». GCatholic. Consultado em 10 de julho de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.