Prosciutto

Prosciutto (AFI: [proˈʃutːo]) é o nome italiano que designa um tipo de presunto curado a seco, envelhecido e temperado, costumeiramente fatiado e servido sem cozimento. Na Itália, país de sua origem, é vital a distinção entre prosciutto crudo ("presunto cru") e prosciutto cotto ("presunto cozido", que é o mesmo que o fiambre). A palavra "prosciutto" deriva do latim perexsuctum, que significa "completamente enxugado ou seco".

Prosciutto di Parma cortado.

Feito a partir da perna do porco, o prosciutto mais caro e renomado vem dos animais criados no norte e centro da Itália (especialmente Toscana e Emília), como o Prosciutto di Parma, o Prosciutto Toscano e o Prosciutto di San Daniele.

Culatello

O culatello é uma variedade refinada de prosciutto feita com a carne de porcos maiores, cortada a uma fração do prosciutto normal e envelhecida. Pode ser curada com vinho, e o culatello de Zibello tem denominação de origem protegida. Costuma ser servido como entrada, juntamente com fatias de melão ou figos frescos.

É servido frequentemente como prato na ceia da Véspera de Ano-Novo.[1]

Referências

  1. «Regional Cooking: Emilia Romagna». Made-in-Italy.com (em inglês). Consultado em 25 de fevereiro de 2011. Arquivado do original em 20 de dezembro de 2010

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.