Dark cabaret

Dark cabaret pode ser uma simples descrição do tema e do humor de uma performance de um cabaré, porém mais recentemente tem vindo a se definir como um estilo e gênero musical que se inspira na estética decadente dos cabarés risqué alemães da era Weimar, burlesco e vaudeville em seus shows com o estilo gótico.[2] O termo foi usado pela primeira vez em meados dos anos 90 por Sam Rosenthal no projeto: "Darkwave Mail-Order Catalog", em uma descrição do Rozz Williams / Gitane Demone CD - intitulado: Dream Home Heartache.

Dark cabaret
Origens estilísticas
Contexto cultural Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Alemanha e França
Instrumentos típicos Guitarra, Baixo, Guitarra acústica, Baixo acústico, Bateria, Acordeão, Piano, Teclado, Violoncelo, Violino, Vocalista
Popularidade Meados de 2000, na cena underground.
Outros tópicos
Subcultura gótica   Moda gótica   Gothabilly

Dark Cabaret é uma concepção de música com influências do cabaret germânico, do burlesque, de vaudeville, do punk e de outros estilos relacionados.

O termo "Dark Cabaret" é aplicado para um grande número de bandas que também podem cair em gêneros como Punk Cabaret, Punk Opera, Neo-Burlesque, Vaudeville, Neo-Folk, Apocalyptic Folk, Psych Folk, entre outros. As mudanças e misturas desse gênero podem tornar difícil a tarefa de definir o gênero das bandas influenciadas pelo Dark Cabaret.

O Dark Cabaret é caracteristicamente dirigido por piano e por intensos vocais femininos ou masculinos influenciados pelo estilo de Kurt Weill, Marlene Dietrich, Alexander Vertinsky, Cole Porter, Danny Elfman, Nina Hagen, PJ Harvey, Tom Waits, Tom Lehrer, Nick Cave, e até mesmo de Roxy Music/Brian Eno. A música também pode se basear em outro instrumento, como cello, violino, acordeão ou trompete. O Dark Cabaret pode ser descrito como uma fusão das estéticas do cabaret e do gótico.

Referências

  1. Issitt, Micah: Goths: A Guide to an American Subculture, Greenwood Publishing Group, 2011, ISBN 978-0-313-38604-6, p. 111
  2. Reviews of A Dark Cabaret quoted at «Projekt.com: Darkwave». Consultado em 13 de novembro de 2010. Arquivado do original em 28 de novembro de 2010


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.