DePatie-Freleng Enterprises

DePatie/Freleng Enterprises (também conhecida como Mirisch/Geoffrey-DePatie/Freleng Productions quando envolvidos com os irmãos Mirisch e Geoffrey Productions e DFE Films) foi uma companhia de animação baseada em Hollywood, ativa de 1963 a 1981.

DePatie/Freleng Enterprises
Atividade animação
Fundação 1963
Fundador(es) David H. DePatie
Friz Freleng
Destino Parceria dissolvida, o restante adquirida pela Marvel em 1981, e suas propriedades intelectuais adquiridas por várias propriedades desde a morte de Friz Freleng e então.
Proprietário(s) David H. DePatie
Friz Freleng
Pessoas-chave David H. DePatie
Friz Freleng
Sucessora(s) Marvel Productions

A DFE foi fundada após o fechamento do famoso departamento de animação Termite Terrace da Warner Bros. Dois profissionais de animação, o veterano Friz Freleng e David H. DePatie se associaram e fundaram a DFE. Muitos dos animadores com quem haviam trabalhado na Warner nos anos 1950 e 1960 juntaram-se a eles. DFE produzia desenhos animados para televisão, comerciais e aberturas para filmes. Destacam-se os títulos de filmes da série Pink Panther (Pantera Cor-de-Rosa) e curtas de animação, bem como as adaptações de desenhos animados baseados em obras do Dr. Seuss feitos para a CBS e a ABC. A maioria das Produções da DFE são de propriedade da Marvel Entertainment (uma subsidiária da The Walt Disney Company), com algumas exceções.[nota 1]

Juntamente com Hanna-Barbera Productions e Filmation, foram responsáveis pela maioria dos desenhos animados exibidos nas manhãs de sábado nos EUA nos anos 1970; e na programação infantil televisiva de vários países, inclusive o Brasil.

Origens

DFE foi fundada por dois ex-funcionários da Warner Bros. Cartoons, o diretor, compositor e produtor Friz Freleng e o executivo David H. DePatie, após a Warner Bros. fechar seu estúdio de animação em 1963. Embora Freleng e DePatie não estivessem trabalhando para a Warner Bros., um gesto generoso de um executivo da Warner permitiu Freleng e DePatie usar o locar onde era produzido os desenhos animados no estúdio da Warner na California Street, em Burbank, completo com equipamentos e suprimentos para alguns dólares a cada ano. Embora o negócio inicial de DFE tenham sido comerciais e filmes industriais, vários golpes de sorte colocaram o novo estúdio no mercado dos desenhos animados para a televisão.

O diretor de cinema Blake Edwards contactou DFE e pediu-lhes para desenhar um personagem pantera para o novo filme de Edwards, A Pantera Cor-de-Rosa. Satisfeito com o projeto para o personagem, Edwards contratado com DFE para produzir as sequências de abertura animada para o filme. No momento do lançamento do filme, as sequências acumularam uma quantidade enorme de atenção, tanto que se acredita o sucesso do filme tenha sido por causa das sequências produzidas pela DFE.

DFE logo concordou com um contrato com a United Artists para produzir uma série de curtas animados que caracterizam a Pantera Cor-de-Rosa, que incluiria mais de 100 curtas tanto para lançamento nos cinemas e na televisão até 1980. Também em 1964, a DFE fez um acordo com a Warner Bros. Produziriam as novas séries de personagens Looney Tunes, principalmente os desenhos do Show do Ligeirinho e Patolino. Com a Format Films lançariam a série do Papa-Léguas. No entanto, os critérios rigorosos acerca de direitos de autor fizeram com que nem todos os personagem retornassem, como o Pernalonga ou o Frangolino.

Foram produzidos especiais (notavelmente uma linha de adaptações de Dr. Seuss feitas para CBS). Um dos especiais de TV foi O Urso Que Dormiu Através do Natal, com Tommy Smothers gravando a voz do pequeno urso que queria conhecer o Natal no mundo humano enquanto seus companheiros de espécie hibernavam nas cavernas.

A DePatie-Freleng também fez a abertura animada da série cômica Jeannie é um Gênio, criada e produzida por Sidney Sheldon para a Screen Gems/Columbia Pictures, entre 1965 e 1970.

Últimos anos

A inflação, o aumento dos custos de produção de desenhos animados, e as pressões da produção de séries de TV fez a qualidade da produção do DFE a cair na década de 1970 meio-de-final. Em 1981, Freleng e DePatie venderam a DFE Films para a Marvel Comics, e Freleng voltou a Warner Bros. Animation, que a Warner Bros tinha reaberto ao ano anterior, para produzir uma série de filmes que caracterizam desenhos da Warner com novas cenas de conexão. DePatie fez a transição para se tornar o chefe da Marvel Productions, como a DFE foi renomeada.[1]

Embora Marvel tenha produzido desenhos animados, principalmente de super-heróis e séries de animação baseado em linhas de brinquedos licenciados (incluindo propriedades da Hasbro), ele continuou a produzir novas produções da Pantera Cor de Rosa. Metro-Goldwyn-Mayer Animation, mais tarde, em 1993, fez uma série revival da Pantera cor de Rosa como uma joint venture entre a MGM, Mirisch-Geoffrey-DePatie-Freleng e United Artists, uma década após a fusão da DFE com a Marvel e da Mirisch/UA com a MGM.

Na década de 1990, a Marvel vendeu seu catálogo animação para a Saban. Em 2001, Saban, Family Fox e Fox Kids foram vendidos para a The Walt Disney Company,[2] com o material de Dr. Seuss e todas as outras propriedades licenciadas pertencentes aos seus respectivos proprietários. A Disney também comprou a Marvel Comics em 2009, trazendo bibliotecas de todos os desenhos da Marvel produzidos pela DFE; todas estas propriedades são agora distribuídas pela Disney-ABC Domestic Television. (Neste momento, no entanto, os direitos autorais, tanto para The Houndcats e The Barkleys parecem não terem sido renovados, e são, portanto, de domínio público.)

Embora o catálogo de televisão muitas vezes mudou de mãos ao longo dos anos, os desenhos continuam a ser propriedade de seus distribuidores originais: United Artists (através da sua atual empresa controladora, MGM) para a Mirisch de desenhos animados e Warner Bros para os curtas de Looney Tunes / Merrie Melodies.

Produção

Durante os anos 60/70 DePatie-Freleng criaria outros personagens animados para a televisão, a saber:

Notas

  1. As exceções incluem todos os desenhos dos Looney Tunes e Merrie Melodies (de propriedade da Warner Bros.), todos os desenhos animados produzidos para a United Artists(de propriedade da Metro-Goldwyn-Mayer), os desenhos animados especiais do Dr. Seuss (atualmente licenciado por proprietário dos direitos autorais da Dr. Seuss Enterprises através da Warner Bros.), Doctor Dolittle e De volta ao Planeta dos Macacos (propriedade da 20th Century Fox), The Tiny Tree (de propriedade da patrocinadora AT&T), What's New, Mister Magoo? (de propriedade da DreamWorks Classics/NBCUniversal) e O The Bear Who Slept Through Christmas (atualmente de propriedade da Lionsgate).

    Referências

    1. "Marvel Grows into $100 Hulk". Variety. 17 de setembro de 1986. p. 92.
    2. Fox Family costs Mouse less cheese in final deal

    Ligações externas

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.