Dedã

Dedã ou Dadã é um termo bíblico, e o seu significado é "terra baixa". Aparece recorrentemente na Bíblia, de diferentes modos:

  • Um filho de Raamá (Gênesis 10:7). Seus descendentes são mencionados em Isaías 21:13, Ezequiel 25:13 e Ezequiel 27:15. Eles provavelmente se estabeleceram entre os filhos de Cuxe, na costa noroeste do presente Golfo Pérsico.[1]
  • lugar onde vivia os Dedanitas (Is.21.13) eram um povo Árabe descendente de Cam filho de Noé, através de Cuxe (Gênesis 10:7; 1 Crônicas 1.9),que se casaram com o descendente de Abraão (Jocsã, 1 Crônicas 1:32) através de Quetura (Gn 25.3) Seus descendentes, parece certo que o nome Dedã não representa dois povos separados nessas genealogias pelo fato de, nos dois casos, o irmão de Dedã ser chamado de Sebá.
  • Eles construíram a cidade de Dedã a 160 Km a sudeste de Tema (q.v.) em um oásis (Al-'Ulan, a cerca de 280 quilômetros ao noroeste de Medina,e 560 km a sudeste de Petra), na rota das caravanas para o sul da Arábia usadas pela rainha de Sabá. Assim, ficaram conhecidos por suas caravanas e pelo seu comércio (Is 21.13; Ez 27.20; 38.13).
  • A cidade de Dedã é mencionada nas profecias contra Edon (Jr 49.8; Ez 25.13) indicando seus laços íntimos com os Edomitas, e levando à especulação de que alguns dedanitas haviam se estabelecido em Edom. Ela também é mencionada em algumas inscrições na língua proto-árabe de Sabá e de Minean (que fica no sul da Arábia), o que mostra contatos próximos com esses sucessivos governantes do sul da Arábia.
 Nota: Para o estado árabe da Antiguidade, veja Reino de Liã.

História posterior

Encontram-se menções no livro de Ezequiel, nos capítulos 27 e 38. O capítulo 27 é uma lista de parceiros comerciais da cidade de Tiro, (atual Líbano) onde Dedã é anotado como uma nação ou reino que trocou mantas de sela (Ezequiel 27:20). O reino oásis também é mencionado na visão profética da guerra de Gogue e Magogue (Ezequiel 38:, ver também Apocalipse 20:8), e parece ser uma nação significativamente importante nesta profecia de fim dos tempos em Ezequiel.

A cidade agora nomeada como Al Ula, no norte da Arábia Saudita, era conhecida pelos romanos e por gregos como Hégira, Hegra ou Egra, cuja distância é aproximadamente a mesma, cerca de 280 quilômetros ao noroeste de Medina, que fica ao norte de Meca. Local onde a extinta tribo de Thamud habitava.[2]

Referências

  1. Jones, Alfred (1990). Hitchcock’s. Bible Dictionary. [S.l.]: Hitchcock Publications
  2. Este artigo incorpora texto do verbete Dedan no Easton's Bible Dictionary (em inglês), obra em domínio público, publicada originalmente em 1897.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.