Cronógrafo de 354

O Cronógrafo de 354 (Chronographus Anni CCCLIV) é um calendário ilustrado do ano 354, acompanhado de outros textos e ilustrações, obra do calígrafo Fúrio Dionísio Filócalo, cujo nome é mencionado na dedicatória na primeira página do códex, oferecido aristocrata romano de fé cristã, chamado Valentino.

Página inicial e dedicatória do manuscrito Barberini, que diz: «Valentino, que possas florir em Deus» (em cima), «Furio Dionisio Filocalo ilustrou esta obra» (nos triângulos), «Valentino, deleita-te ao ler isto» (no titulus), «Valentino, que possas viver por longo tempo e florir» (à esquerda), «Valentino, que possas viver por longo tempo e te alegrares» (à direita)

Compreende:

O texto teve uma certa sorte: através dos séculos fizeram-se muitas referências a ele e suas ilustrações foram copiadas para um calendário de 449, de Polemio Silvio, além de um planisfério de 579, um ciclo pascal de São Columbano de 602 e uma obra anglo-saxã de 689.

O códex original é atualmente perdido. No Século IX foram feitas algumas cópias, entre as quais o desaparecido “Luxemburguês” e o manuscrito “Sanctogallum DCCCLXXVIII” da Biblioteca da Abadia de São Galo, na Suíça. O manuscrito “Luxemburguês” foi redescoberto no Renascimento, do qual nasceu uma série de cópias: a melhor das quais é o manuscrito “Romano”, feito sobre a supervisão do erudito Nicholas Claude Fabri de Peiresc, convocado após a perda de algumas páginas.

Theodor Mommsen publicou o seu calendário no volume I do Corpus Inscriptionum Latinarum e o resto, sem ilustrações, no volume IX dos Monumenta Germaniae Historica Auctorum Antiquissimorum (Chronica Minora), ao final do Século XIX.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.