Túmulo dos Cem Degraus

Túmulo dos Cem Degraus (em italiano: Tomba dei Cento Scalini), conhecida também como Hipogeu de Roma Vecchia e Hipogeu do Tavolato, é um antigo cemitério hipogeu localizado no interior do Parque dos Aquedutos, a poucos metros da ferrovia Roma-Cassino e do aqueduto Água Cláudia, no quartiere Appio-Latino de Roma[1].

História

Esta catacumba foi descoberta em 1876 por Lorenzo Fortunati e passou, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial, por uma longa fase de abandono e degradação, a ponto de ter sido encontrada, no interior da galeria de acesso, uma carcaça de um um Fiat 500. Por conta disto, o local foi fechado definitivamente em 1996 pela Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra[2], que restaurou completamente a estrutura e publicou estudos sobre esta pequena catacumba[1].


A estrutura é formada por uma câmara funerária com arcossólios à qual se chega através de uma galeria com 77 degraus (apesar do nome tradicional). Historiadores dataram a estrutura entre o final do século II e início do século III[2].

Referências

  1. «Ipogeu del Tavolato o dei Cento Scalini» (em italiano). InfoRoma
  2. «La tomba "dei cento scalini" al Parco degli Acquedotti» (em italiano). Site oficial do Parco degli Acquedotti

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.