Don Juan

Don Juan é um personagem arquetípico da literatura espanhola e que detém uma ampla descendência literária no continente europeu. Ele foi criado por Tirso de Molina.

 Nota: Se procura cantor brasileiro de funk, veja MC Don Juan. Se procura a ópera de Mozart, veja Don Giovanni.
Don Juan, no momento da luta

A lenda de Don Juan

A lenda diz que Don Juan seduzira uma jovem moça de família nobre da Espanha: libertino e impetuoso, assassinou seu pai. Depois, tendo encontrado num cemitério uma estátua deste, jocosamente a convidara para um jantar, o convite foi aceito alegremente pela estátua. O fantasma do pai ali também chegara, como precursor da morte de Don Juan. A estátua pedira para apertar-lhe a mão e, quando este lhe estendeu o braço, foi por ela arrastado até o Inferno.

A maioria dos estudiosos afirma que o primeiro conto a registar a história de Don Juan foi El Burlador de Sevilla y Convidado de Piedra [o Trapaceio de Sevilha e o convidado de pedra]. As datas para esta publicação, entretanto, variam de 1620 até 1635, dependendo da fonte - embora haja outros registros de que seja conhecida em Espanha desde 1615. Segundo este conto, Don Juan é um mulherengo inveterado, que seduzia as mulheres disfarçando-se de seus amantes ou lhes prometendo o matrimônio. Atrás de si, deixa um rasto de corações partidos até que, finalmente, acaba matando um certo Don Gonzalo. Quando depois é convidado pelo fantasma deste para um jantar numa catedral, acaba por aceitar, por não querer parecer um covarde.

As visões acerca da lenda variam de acordo com as opiniões sobre o caráter de Don Juan, apresentado dentro de duas perspectivas básicas. De acordo com uns, era um mulherengo barato, concupiscente, cruel sedutor que buscava apenas a conquista e o sexo. Outros pretendem, porém, que ele efetivamente amava as mulheres que conquistava, e que era verdadeiramente capaz de encontrar a beleza interior da mulher. As versões primitivas da lenda sempre o retratam como no primeiro caso.

Don Juan na literatura

Uma mais recente versão da lenda de Don Juan é apresentada na obra de José Zorilla, Don Juan Tenorio, de 1844. Esta versão apresenta um Don Juan totalmente envelhecido. A ação principia com Don Juan e seu amigo Don Luís, ambos contando as suas seduções um para o outro, procuram saber qual o mais conquistador. Don Juan exc a Don Luís que, então, lança-lhe o desafio de conquistar uma mulher com a alma pura, deixando nele o desejo de conquistar uma mulher devota. Então, este propõe-se a seduzir Dona Inês, noiva de Don Luís - o que efetivamente consegue, ao tempo em que encontra o verdadeiro amor. Enraivecidos, o pai de Dona Inês junto a Don Luís procuram vingar-se. A história termina com uma disputa entre as almas de Dona Inês e do seu pai pela alma de Don Juan: enquanto este tenta levá-lo para o Inferno, aquela consegue trazê-lo para o Céu.

Em La gitanilla [A ciganinha], novela de Miguel de Cervantes, a personagem que se apaixona pela cigana chama-se Don Juan de Cárcamo - provavelmente uma referência com a lenda popular.

Uma peça chamada Don Juan Tenório [Don Giovanni Tenorio, ossia Il Disoluto] foi escrita em 1736 por Carlo Goldoni, famoso dramaturgo italiano de comédias.

No romance O Fantasma da Ópera, a ópera que está sendo escrita pelo fantasma é Don Juan Triunfante.

No conto O Elixir da Longa Vida, de Honoré de Balzac, a personagem principal chama-se Don Juan e inicia o conto sendo uma figura sedutora, bígama e boêmia. Além disso, tem uma intriga com o pai, como sugere a lenda inicial.

O famoso poeta romântico Lord Byron escreveu uma versão épica para o mito, o seu Don Juan, que é considerada a sua obra-prima. Entretanto, esta obra restou inacabada, com sua morte, mas retrata um Don Juan vitimado por uma educação católica repressiva, sendo fruto inocente desta visão distorcida. Neste poema Don Juan é iniciado no verdadeiro amor pela bela filha de um pirata, que o vende depois como escravo para a esposa de um sultão, a fim de satisfazer-lhe os desejos carnais. O Don Juan de Byron é menos sedutor e mais uma vítima dos desejos femininos e de seus infortúnios. O primeiro envolvimento amoroso do Don Juan byroniano foi com Donna Júlia, moça casada, de vinte e três anos, enquanto ele tinha apenas dezesseis. Don Juan foi também o nome do barco do poeta Percy Bysshe Shelley, amigo de Byron, no qual Shelley morreu afogado.

Também José Saramago deu a sua versão moderna para o mito, seguindo a trilha aberta pelo também escritor português Almeida Faria, na obra O conquistador. Saramago, que intitulou sua obra como Mozart (Don Giovanni), ao contrário de Faria, devolveu à história o seu tom dramático original.

Don Juan Tenório foi também apresentado em várias paródias do comediante mexicano Chespirito.

Ainda mais recentemente, Don Juan foi utilizado no romance de fantasia brasileiro: Dragões de Éter - Círculos da Chuva, onde o personagem competia com Casanova na conquista da bela Maria Hanson.

Pintura

La Barque de Don Juan por Delacroix.
  • La Barque de Don Juan ou Le Naufrage de Don Juan é uma pintura do artista francês Eugène Ferdinand Victor Delacroix, pintada no ano de 1841, inspirada nas páginas de Byron, onde trata sob sua ótica pessoal as palavras do poeta:
"Un océan sans fin aux flots lourds et clapotants et une étroite bande de ciel plein de colére et chargé d'ouragan sert de cadre à la barque sans voile, sans rame, sans boussole, sans gouvernail, où une vingtaine d'hommes demi-nus, hâves, maigres, convulsés par les plus sinistres convoitises, tirent au sort la victime qui doit nourrir ses compagnons".
Numa tradução livre:Um oceano sem fim de lama pesada e um uma estreita faixa de céu plena de cólera e carregado como um furacão faz a um barco sem vela, sem remo, sem bússola, sem leme, onde uma vintena de homens seminus, desfigurados, magros, convulsionados pela mais sinistra luxúria, escolhendo ao acaso a vítima que irá alimentar seus companheiros.
  • Um quadro de Alfred Johannot, representando Dom Juan naufragando por Haydée foi exposto, em 1831.

Obras inspiradas no mito de Don Juan

Veja ainda

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.