El mariachi

El Mariachi (bra/prt: El Mariachi)[2][3] é um filme de ação e western contemporâneo mexicano-estadunidense de 1992, dirigido por Robert Rodriguez e o primeiro da chamada Trilogia Mariachi.[1]

 Nota: Para a telenovela, veja El mariachi (telenovela).
El Mariachi
El mariachi
El mariachi
 México ·  Estados Unidos
1992 cor •  81 min 
Género ação
Direção Robert Rodriguez
Roteiro Robert Rodriguez
Elenco Carlos Gallardo
Consuelo Gómez
Jaime de Hoyos
Cinematografia Robert Rodriguez
Idioma espanhol
Orçamento US$ 7 mil[1]
Cronologia
Desperado

É considerado o filme mais barato da história, pois custou apenas US$ 7.725 para ser concluído, e se tornou o filme mais barato já adquirido para ser distribuído por uma major norte-americana. Com apenas 23 anos, o diretor Robert Rodriguez mostrou ao mundo sua criatividade com o orçamento reduzidíssimo, realizando todas as funções da equipe técnica de El Mariachi. De acordo com o diretor ele apenas não atuou também porque não teria ninguém para segurar a câmera. Para as cenas com a câmera em movimento, usou uma cadeira de rodas quebrada, obtida em um hospital. A maioria das armas exibidas no filme eram pistolas d'água, exceto as usadas pelos policiais, emprestadas pela delegacia local.

O Mariachi inicialmente seria lançado diretamente em vídeo para o mercado espanhol, mas chamou a atenção de executivos da Columbia Pictures, que resolveram lançá-lo em escala internacional.

O diretor Robert Rodriguez no Atlanta Film Festival na estreia de El Mariachi em 1993.

Sinopse

Um tocador de violão (um mariachi), que viaja pelo México em busca de trabalho, é perseguido por uma gangue ao ser confundido com um assassino recém escapado da prisão, que carrega uma caixa de violão cheia de armas e deseja matar seu antigo parceiro, um influente traficante de drogas na pequena cidade de Acuña, no México.

Elenco

ElencoPersonagem
Carlos GallardoEl Mariachi
Consuelo GómezDominó
Peter MarquardtMoco
Reinol MartínezAzul
Jaime de HoyosBigotón
Ramiro GómezWaiter
Jesús López ViejoClerk
Luis BaroAssistente de Dominó
Óscar FabilaThe Boy

Referências

  1. Butcher, Pedro (crítico da Folha) (9 de abril de 2004). «Extras salvam versão de "El Mariachi"»Subscrição paga é requerida. Folha de S.Paulo 27400 ed. São Paulo: Grupo Folha. p. E 6. Consultado em 13 de dezembro de 2020
  2. «El Mariachi». Cineplayers. Brasil. Consultado em 9 de dezembro de 2022
  3. «El Mariachi». Cinecartaz. Portugal: Público. Consultado em 9 de dezembro de 2022
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.