Eleições gerais de Israel em 1996

As eleições gerais de 1996 em Israel foram realizadas em 29 de maio daquele ano para eleger o novo primeiro-ministro do país e os 120 membros da 14ª legislatura do Knesset. Foi a primeira vez em que foi realizada a votação separada e direta para o cargo de premiê e para os integrantes do parlamento israelense desde que a Lei Básica do Primeiro-Ministro foi aprovada em março de 1992.

Esse pleito ocorreu cerca de cinco meses antes do esperado e em um contexto político local excepcional, após o assassinato do primeiro-ministro Yitzhak Rabin em novembro de 1995. Durante a campanha, questões relacionadas à situação econômica positiva no país foram ofuscadas pelo debate sobre paz e segurança na região do Oriente Médio e nas relações com os vizinhos de Israel.[1] O primeiro-ministro Shimon Peres, do partido de centro-esquerdaTrabalhista, destacou seu papel, bem como o de Rabin, como arquitetos do processo de paz árabe-israelense, no qual Israel havia assinado um tratado de paz com a Jordânia e negociado um acordo intermediário com os palestinos, representados pela Organização para a Libertação da Palestina de Yasser Arafat.[1] O principal líder de oposição Benjamin Netanyahu, do partido de direita Likud, contra-atacou com a campanha sob o slogan "fazendo uma paz segura" e adotou uma posição mais dura e nacionalista em questões como o estabelecimento de um estado nacional palestino, assentamentos judaicos contruídos em territórios palestinos ocupados por israelenses, o status de Jerusalém e as relações com a Síria.[1]

Os trabalhistas obtiveram 818 741 votos e 34 assentos, enquanto que o Likud conquistou 767 401 votos e 32 assentos.[2] No entanto, Peres recebeu 1 471 566 votos e foi superado na corrida pelo cargo de primeiro-ministro por 1% dos votos populares. Com 1 501 023 votos, Netanyahu concluiu acordos com outros cinco partidos para formar uma coalizão resultante um total de 66 assentos e se tornar formalmente o chefe do poder Executivo de Israel.

Referências

  1. «Elections held in 1996» (em inglês). Inter-Parliamentary Union. Consultado em 21 de setembro de 2023
  2. «About the 1996 Elections» (em inglês). The Israel Democracy Institute. Consultado em 21 de setembro de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.