Entrada Dixon

A entrada Dixon (em inglês: Dixon Entrance, em francês: Entrée Dixon) é um estreito de cerca de 80 km de comprimento ao longo da costa do Pacífico no noroeste da América do Norte. Marca a fronteira internacional entre o Alasca (Estados Unidos) e a Colúmbia Britânica (Canadá).[1]

As ilhas e principais estreitos e passagens da costa noroeste da América do Norte
Mapa da entrada Dixon mostrando a fronteira actualmente reclamada pelos Estados Unidos

Fica entre as ilhas Alexandre e o estreito de Clarence (Clarence strait) no Alasca a norte, e as ilhas da Rainha Carlota e o estreito de Hecate na Colúmbia Britânica.

A entrada Dixon faz parte da Passagem Interior (Inside Passage). Uma parte da zona fronteiriça da entrada é disputada entre os Estados Unidos da América e o Canadá.

A entrada Dixon recebeu o nome do capitão George Dixon que explorou a região em 1787. O nome na língua dos Haida é Seegaay.

As ilhas da Rainha Carlota, a sul, eram a terra da nação ameríndia Haida. A norte, a ilha do Príncipe de Gales, do Arquipélago Alexandre era igualmente povoada por um ramo da nação Haida conhecido pelo nome de Kaigani Haïdan.

A entrada Dixon foi dada como território do Canadá pelo 1903 Alaska Boundary Award, que estabeleceu a Linha A-B 54°40'N que é a fronteira marítima entre Canadá e Estados Unidos. No entanto, diferendos territoriais subsistem porque os EUA não reconhecem a Linha A-B no que respeita aos recursos do subsolo marinho ou aos direitos de pesca e não fazem surgir a fronteira estabelecida pelo tratado nos seus próprios mapas.

A toponímia "Dixon Entrance" deve o seu nome ao estudioso britânico Joseph Banks, que assim a designou em memória do capitão George Dixon que tinha explorado a área em 1787.[2]

Referências

  1. Google. «Google Earth (versão web)». Consultado em 7 de março de 2019
  2. U.S. Geological Survey Geographic Names Information System. «Dixon Entrance». Consultado em 10 de outubro de 2015
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.