Estreito de Clarence
O estreito de Clarence (em inglês: Clarence Strait), inicialmente «estreito do duque de Clarence» (Duke of Clarence Strait),[1] é um estreito marítimo localizado no arquipélago Alexander, no sudeste do Alasca, nos Estados Unidos.

Vista do estreito de Clarence

O limite sul do estreito de Clarence e a entrada Dixon, segundo a define o BCGNIS (Sistema de Informação de Nomes Geográficos da BC) e a controversa «linha A-B». A fronteira internacional entre Canadá e Estados Unidos segue o canal de Portland até ao ponto B, e daí ao cabo Muzon. A parte da fronteira da «linha A-B» é controversa.
O estreito separa a ilha Príncipe de Gales, no lado oeste, das ilhas Duke, Annette, Revillagigedo, Gravina, Etolin e Zarembo, no lado oriental. O estreito de Clarence tem cerca de 203 km de largura e estende-se da entrada Dixon, a sul, até ao estreito de Sumner, a norte.[2]
Referências
- Statement of facts regarding the Alaska boundary question, p.1395 Arquivado em 27 de maio de 2011, no Wayback Machine., Alexander Begg (1825–1905), Victoria, British Columbia, publ. R. Wolfenden, 1902]
- Entrada "Clarence Strait" no USGS GNIS.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.