Escrita da direita para a esquerda

Em um sistema de escrita da direita para a esquerda e de cima para baixo, a escrita inicia-se a partir do lado direito de uma página e continua em direção à esquerda. Em inglês é abreviado como sistema "RTL" (right-to-left script), em contraponto ao sistema "LTR" (left-to-right script), o mais usado atualmente.

O árabe, o hebraico, o persa e o urdu são os sistemas de escrita da direita para a esquerda mais difundidos nos tempos modernos. À medida que o uso da escrita árabe se espalhou, o repertório de 28 caracteres utilizado para escrever a língua árabe foi suplementado para acomodar os sons de outras línguas, como o persa e o pashto. Já o alfabeto hebraico é usado para escrever a língua hebraica e também outras línguas judaicas, como o iídiche. A maioria das escritas modernas usam a ordem da esquerda para a direita, mas as escritas africanas N'Ko (1949), Mende Kikakui (século XIX), e Adlam (1980) foram criadas em tempos modernos e são escritas da direita para a esquerda.

Vários idiomas utilizam tanto o sistema árabe da direita para a esquerda, quanto sistemas não árabes da esquerda para a direita. Por exemplo, a língua sindi é normalmente escrita com o sistema árabe e devanagari. Já o curdo pode ser escrito com o sistema árabe, latino, cirílico ou armênio.

A escrita da língua siríaca e mandeia são derivadas do aramaico e são escritas da direita para a esquerda. A escrita samaritana é semelhante, mas foi desenvolvida a partir do paleo-hebraico. Há muitos outros sistemas antigos e históricos que foram derivados do aramaico e herdaram a ordem da direita para a esquerda.

Variantes LTR, RTL e bustrofédon

Exemplares de textos antigos que usavam alfabetos como o feniciano, gregoriano, e italiano antigo existem nas variantes de esquerda-para-direita, direita-para-esquerda, ou na ordem bustrofédon (onde se alterna a direção da escrita ao chegar no final das linhas); por essa razão não é sempre possível classificar alguns sistemas de escritas antigos como sendo puramente RTL (direita para a esquerda) ou LTR (esquerda para a direita).

Sistemas de escrita da direita para a esquerda também podem ser referidos como de cima para baixo e da direita para a esquerda (em inglês: top-to-bottom, right-to-left, ou TB-RL), tais como o chinês, japonês e coreano, embora estes também possam ser escritos da esquerda para a direita. Livros concebidos predominantemente para leitura de textos verticais TB-RL são lidos na mesma direção, como aqueles para textos horizontais RTL: a lombada do livro fica na direita e as páginas são numeradas da direita-para-esquerda.

Lista de sistemas de escrita da direita para a esquerda

Exemplos de sistemas de escritas RTL (com o código ISO 15924 correspondente entre parênteses):

Sistemas de escritas atuais

Sistemas antigos

  • Silabário cipriota (Cprt 403) – antecede a influência fenícia.
  • Alfabeto fenício (Phnx 115) – precursor do hebraico, aramaico e grego.
  • Alfabeto aramaico imperial (Armi 124) – divide origens com o hebraico e fenício. Foi espalhado pelos impérios Neoassírio e Aquemênida. A forma de escrita Palmyrene (Palma 126) também foi usada para escrever em aramaico.
  • Antigo Arábe do Sul (Sarb)
  • Antigo Árabe do Norte (Narb)
  • Escritas pálavi (130-133: Prti Phli Phlp Phlv) – derivada do aramaico.
  • Alfabeto avéstico (Avst 134) – derivado do pálavi, com adição de letras. Utilizado para registrar os textos sagrados do Zoroastrismo durante a era Sassânida.
  • Sogdiano (sem código), e maniqueia (Mani 139, associada com a religião maniqueísta) – derivado do siríaco. O sogdiano deu origem às escritas verticais como o antigo uigur, o mongol e o manchu.
  • Escrita nabateia (Nbat) – intermediário entre o siríaco e o árabe.
  • Caroste (Khar 305) – um antigo sistema de escrita da Índia, derivado do aramaico.
  • Alfabeto de Orcom (turco antigo)  (Orkh 175), e Runas húngaras (hungáro antigo) (Hung 176).
  • Antigas escritas itálicas (Ital 210) –  Etrusco, umbro, osco, e faliscano eram escritos da direita para a esquerda. O Unicode trata o itálico antigo no formato da esquerda para a direita, para corresponder ao uso moderno.[1]
  • Alfabeto lydiano (Lydi 116) – alguns textos são da esquerda para direita ou bustrofédon.

Suporte computacional

O sistema da direita para esquerda, de cima para baixo, é disponibilizado em softwares regulares para o consumidor.[2] Na maioria das vezes, porém, este suporte tem de ser ativado explicitamente. Textos da direita para a esquerda podem ser misturados com textos da esquerda para a direita, formando os chamados textos bi-direcionais.

Referências

  1. Davis, Mark; Everson, Michael; Freytag, Asmus; Jenkins, John H. (16 de maio de 2001). «Unicode Standard Annex #27: Unicode 3.1». Most early Etruscan texts have right-to-left directionality. From the third century BCE, left-to-right texts appear, showing the influence of Latin. Oscan, Umbrian, and Faliscan also generally have right-to-left directionality. Boustrophedon appears rarely, and not especially early .... Despite this, for reasons of implementation simplicity, many scholars prefer left-to-right presentation of texts, as this is also their practice when transcribing the texts into Latin script. Accordingly, the Old Italic script has a default directionality of strong left-to-right in this standard. When directional overrides are used to produce right-to-left presentation, the glyphs in fonts must be mirrored ...
  2. «Título ainda não informado (favor adicionar)». dotancohen.com

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.