Estação Antártica Jinnah

A Estação Antártica Jinnah (EAJ) é uma estação de pesquisa científica na Antártida operada pelo Programa Antártico Paquistanês.[1][2] Está localizada na vizinhança das Montanhas Sør Rondane, Terra da Rainha Maud na Antártica Oriental.[2]

Descrição e história

O Paquistão assinou o Comitê Científico sobre Pesquisa Antártica (SCAR) em 1991. E, o programa foi lançado pelos cientistas do Instituto Nacional de Oceanografia, com promessa de apoio completo pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Paquistanês. O programa foi conduzido pela Marinha Paquistanesa já que ela tinha providenciado apoio logístico ao programa. Em 1991, a Estação Antártica Jinnah foi estabelecida. O Paquistão mantém duas estações de pesquisa de verão e um observatório climático na vizinhança da Cordilheira SOR Rondane.

As instalações foram rapidamente expandidas pelo NIO. Conselheiros governamentais pertencentes ao Ministério da Ciência e Tecnologia frequentemente visitaram a área. Engenheiros navais e cientistas paquistaneses inspecionaram o desenvolvimento da base. Por volta de 1994, a base era tecnologicamente avançada. Em, 2001, o sistema operacional dos dados estava conectado ao satélite Badr-B. O satélite envia imagens digitais da região para a sede da NIO. Em 2002, os cientistas da SUPARCO visitando a base, onde haviam instalado e configurado a sala de controle equipada com um supercomputador avançado, fizeram funcionar diretamente para os cientistas do NIO e da SUPARCO. Mais tarde, um equipamento de comunicação foi configurado com o Programa Antártico dos Estados Unidos. Em 2005, engenheiros e cientistas da Força Aérea construíram uma pequena pista de pouso e decolagem e uma sala de controle para monitorar os voos. Como hoje, a EAJ é freqüentemente visitada pelos cientistas dos Estados Unidos que conduziram suas pesquisas com seus correspondentes paquistaneses. Começando em 2010, ao Governo paquistanês foi dado sinal verde para expandir a instalação EAJ para uma base operacional permanente principal.

Referências

  1. Mills, J.M. (2003). Exploring polar frontiers: a historical encyclopedia. 1 (A–M). Santa Barbara: ABC-CLIO
  2. Pesquisa Antártica Arquivado em 15 de agosto de 2010, no Wayback Machine. Instituto Nacional de Oceanografia

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.