Estação Ecológica de Jutaí-Solimões

A Estação Ecológica de Jutaí-Solimões está localizada no estado do Amazonas na região norte do Brasil. O bioma predominante é o da Floresta Amazônica.[1] O acesso é feito basicamente por via fluvial, através dos rios Solimões e Jutaí.A extração de madeira às margens dos rios da região, a pesca predatória e o desmatamento desordenado constituem as principais ameaçam à integridade do ecossistema da unidade.O grande desafio no dia a dia da gestão dessa unidade de conservação é a mobilização e divulgação, entre toda a comunidade, pescadores e caçadores, da existência e importância da estação ecológica na região.

Estação Ecológica de Jutaí-Solimões
Categoria Ia da IUCN (Reserva Natural Estrita)
País  Brasil
Estado  Amazonas
Dados
Área 284285.00 ha
Criação 21 de julho de 1983
Gestão ICMBio
Coordenadas 3° 20' S 67° 55' O
Estação Ecológica de Jutaí-Solimões está localizado em: Brasil
Estação Ecológica de Jutaí-Solimões

Realizar esse trabalho não é tarefa simples, como conta o gestor da UC no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o catariense, Lauri Corso.  O chefe da UC e sua equipe (mais dois servidores do ICMBio com apoio de três policiais militares) enfrentam uma longa jornada de mais de 35 horas de barco, a partir da sede do escritório da Estação Ecológica, na cidade de Tefé, para chegar até a unidade.

Eles ficam cerca de 15 dias por mês na UC fiscalizando a área, fazendo registros dos animais e conversando com pescadores sobre a estação ecológica para instruí-los da necessidade de conservar a região.

Todo o material coletado nas viagens também serve de subsídio para a realização do trabalho que o gestor considera o diferencial da UC: a formação e animação do Grupo de Amigos da Estação Ecológica Jutaí-Solimões.

Esse grupo foi criado em 2010 a partir de um trabalho dos gestores em escolas da rede pública em Jutaí. Em parceria com as escolas, informações sobre a estação ecológica são incluídas nos programas das aulas e, assim, os alunos são mobilizados para fazer parte do Grupo e se tornarem replicadores da mensagem sobre a importância da UC. Desde então a iniciativa não parou e frequentemente os Amigos da Estação Ecológica recebem cursos, como o de observação de aves, por exemplo.

“O intuito do Grupo de Amigos é aproximar o nosso trabalho na Estação Ecológica da população para mostrar que a área é de todos e beneficia a todos, mesmo que eles não possam morar lá dentro. E essa divulgação tem feito a diferença”, afirma Lauri Corso.

Outra instância de discussão da UC bastante ativa é o conselho consultivo criado em 2011. No dia 15 de dezembro, foi realizada sua última reunião de 2013 para fechar o planejamento das ações do próximo ano. A interação entre os conselheiros e as comunidades e escolas de seus respectivos municípios continuará sendo uma prioridade em 2014.[2]

Referências

  1. «EE deutaí-Solimões». Consultado em 16 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 3 de março de 2016
  2. «WWF | OBSERVATÓRIO DE UCs». observatorio.wwf.org.br. Consultado em 20 de setembro de 2015. Arquivado do original em 25 de outubro de 2015
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.