Estado de Deseret

O Estado de Deseret foi um estado provisório dos Estados Unidos, área proposta por colonos mormons em torno de Salt Lake City.[1] O estado existiu por cerca de dois anos, apesar de jamais ter sido oficialmente aceito pelo governo estadunidense. O nome deriva do termo usado para fazer referência à abelha do mel no Livro de Mórmon.



Estado de Deseret

1849  1850

Bandeira de Deseret

Bandeira
Localização de Deseret
Localização de Deseret
Continente América do Norte
Capital Salt Lake City
Língua oficial Inglês
Religião A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Governo Teodemocracia
Profeta
 • 1849-1850 Brigham Young
História
  1830Fundação da Igreja Mórmon
  1849Fundação
  1850Compromisso de 1850

Graças ao esforço de Brigham Young, presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, também conhecida por Mórmons, foi requerida a criação do estado em 1849. As terras de Deseret haviam sido adquiridas, em sua maioria, junto ao governo do México, após guerra encerrada em 1848.

Enquanto outras autoridades estiveram ausentes, o governo de Deseret tornou-se de fato senhor da região: estabeleceu taxas, montou uma Assembléia Legisladora bicameral, escolheu juízes e criou um Código Penal. O estado de Deseret tinha uma religião oficial: o Mormonismo.

Como resultado do Compromisso de 1850, foi criado a Setembro de 1850 o Território de Utah, cujo primeiro governador foi Brigham Young. Em 1851 o Estado de Deseret foi dissolvido; suas leis foram adotadas pelo Território de Utah.

Com a chegada de colonos de outras localidades foi se esvaindo o sonho de construir um estado à forma da igreja Mormon: Utah quedou-se um estado laico.

Referências

  1. «Estado de Deseret». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 11 de agosto de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.