Exército Nacional Indiano

O Exército Nacional Indiano (em hindi: Azad Hind Fauj, आज़ाद हिन्द फ़ौज; em inglês: Indian National Army ou INA) foi uma força armada do Arzi Hukumat-e-Azad Hind (Governo Priovisório da Índia Livre) criada em 1942 por independentistas indianos que se aliaram ao Terceiro Reich e ao Império do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, com a finalidade de derrubar o Raj Britânico e conquistar a independência da Índia.

O major Fujiwara Iwaichi, da F Kikan (serviço de inteligência do Japão), cumprimenta o Capitão Mohan Singh,[1] do Primeiro Exército Nacional Indiano (abril de 1942).

O INA lutou ao lado do Japão durante a Guerra da Birmânia, entre 1942 e 1945. Inicialmente, era formado sobretudo por prisioneiros de guerra indianos, que haviam sido capturados anteriormente pelas forças do Eixo, além de civis indianos recrutados na Malásia e na Birmânia, em áreas sob controle e ocupação do Japão.

Referências

  1. From Captain to Commander-in-Chief: Mohan Singh and the Indian National Army. Por Rishpal Singh Sidhu. Asia Samachar, 21 de janeiro de 2018

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.