Fócida

Fócida (em grego Φωκίδα, Phokída ou em grego antigo Φωκίς, Phokis) é uma das divisões clássicas da Grécia e uma das modernas unidades regionais da Grécia. Faz parte da região da Grécia Central. Faz fronteira com a Etólia e Acarnânia (a Oeste), a Ftiótida (a Norte), a Beócia (a Leste) e com o Golfo de Corinto (a Sul). A sua capital é a cidade de Anfissa.

Grécia Fócida

Φωκίδα

 
  Unidade regional  
Localização
Localização da Fócida na Grécia
Localização da Fócida na Grécia
Localização da Fócida na Grécia
Coordenadas 38° 30' N 22° 15' E
País Grécia
Região Grécia Central
Administração
Capital Anfissa
Características geográficas
Área total 2 121 km²
População total (2001) 48 284 hab.
 • Estimativa (2005) 49 576
Densidade 22,8 hab./km²
Fuso horário EET (UTC+2)
Horário de verão EEST (UTC+3)

Na Fócida situa-se o famoso monte Parnaso, com os seus quase 2.500 metros de altitude, bem como a histórica cidade de Delfos, conhecida pelo seu famoso oráculo.

Mitologia

O nome Fócida deriva de Foco, filho de Ornitião, filho de Sísifo.[1] Em sua época, o nome foi dado apenas para o distrito em torno de Titorea e do monte Parnaso, mas no tempo de Éaco o nome já era usado para a região desde a fronteira de Orcômeno, habitada pelos mínios até Escarfea, na Lócrida[2]

História

Na Antiguidade, a Fócida estava rodeada pela Etólia a Oeste, pela Lócrida a Norte, pela Beócia a Leste, e pelo golfo de Corinto. Região relativamente pobre, apta somente para a pastorícia, não teve ao longo da história antiga nenhuma cidade que se destacasse do conjunto das demais.

Antes da invasão dos Persas, a Fócida esteve em guerra contra a Tessália.[3]

Os fócios viram-se envolvidos na Batalha das Termópilas, tendo desguarnecido a retaguarda do desfiladeiro no último momento, e levado à perdição dos que combatiam no estreito. Mais tarde, aliaram-se a Esparta durante a Guerra do Peloponeso, tendo depois envolvido-se nas guerras de Corinto, combatido contra o avanço dos Macedónios, e integrado a Anfictionia de Delfos e a Liga Etólia, tendo depois passado ao domínio romano, fazendo então parte da província da Acaia.

Referências

  1. Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 9. 17. 4 - 6: "Dizem que Antíope enlouqueceu e, estando fora de seu juízo, vagava por toda a Grécia; mas Phokos [rei epônimo dos fócios], filho de Ornitião, filho de Sísifo, por acaso encontrou-a, curou sua loucura e depois se casou com ela. Então, Antíope e Foco compartilham o mesmo túmulo. Theoi Project. Antiope (em inglês).
  2. Pausânias, Descrição da Grécia, 2.29.3
  3. Pausânias, Descrição da Grécia, 10.1.3
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.