Fiadeiro

Os fiadeiros ou fiadouros, são fogueiras que se acendiam de noite num terreno e em que o povo se reunia à volta com as mulheres e moças casadouras a fiar o linho ou a lã, a cardar, a cantar ou rezar e em que também se contavam histórias, adivinhações, e faziam travessuras. Estas fogueiras realizavam depois das colheitas nos finais de Setembro e princípios de Outubro.

Nas aldeias da região da Alta Lombada (situada a poente da cidade de Bragança) intervinha uma "mula", um grupo de dois ou três rapazes, que no meio de muita diversão e animação tentava acabar com o fiadeiro.

Em Argozelo o fiadeiro realiza-se no dia de Todos-os-Santos. A população reune-se à volta da fogueira para rezar pelos defuntos da terra, confraternizar e comer figos, vinho, aguardente, pão, e também sardinhas assadas. No passado, as autoridades eclesiásticas,por vária vezes, tentaram proibir os fiadeiros nas aldeias transmontanas.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.