Função algébrica

Em matemática, uma função algébrica é uma função que pode ser expressa como: .[1]

 Nota: Este artigo é sobre funções algébricas em cálculo, análise matemática, e álgebra abstrata. Para funções em álgebra elementar, veja função (matemática).

Frequentemente as funções algébricas são expressões algébricas com um número finito de termos, envolvendo apenas as operações algébricas de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação com um expoente fracionário.[2]


Exemplos

Algumas funções algébricas, no entanto, não podem ser expressas por tais expressões finitas (este é o teorema de Abel–Ruffini). Este é o caso, por exemplo, do radical de Bring, que é a função definida implicitamente por:

Em termos mais precisos, uma função algébrica de grau n em uma variável x é uma função que é contínua em seu domínio e satisfaz uma equação polinomial:

em que os coeficientes ai(x) são funções polinomiais de x, com coeficientes inteiros[2].

O valor de uma função algébrica em um número racional, e mais geralmente, em um número algébrico é sempre um número algébrico.

Algumas vezes, são considerados coeficientes que são polinômios sobre um anel R, e fala-se sobre "funções algébricas sobre R".

Uma função que não é algébrica é chamada de função transcendental, como é o caso, por exemplo, de

Uma composição de funções transcendentais pode resultar em uma função algébrica:

Referências

  1. «Definição precisa da noção de função algébrica». ltodi.est.ips.pt. Consultado em 30 de março de 2019
  2. «Funções Algébricas e Transcendentes». www.dca.fee.unicamp.br. Consultado em 30 de março de 2019

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.