Gdy spadają anioły

Gdy spadają anioły (em português: "Quando os Anjos Caem") é um curta-metragem de 1959, escrito e dirigido pelo cineasta Roman Polanski. O curta foi o primeiro trabalho de Polanski a ser filmado em cores.[1]

Gdy spadają anioly
 Polónia
1959 cor 22 min 
Género drama
Direção Roman Polanski
Roteiro Roman Polanski
Elenco Barbara Lass
Roman Polanski
Henryk Kluba
Andrzej Kondratiuk
Música Krzysztof Komeda
Idioma polaco

Sinopse

A ideia para o filme foi tirada de um conto do escritor Leszek Szymański chamado "Klozet Babcia" (algo como "Toilet Granny"). O conto foi publicado no semanal "Kierunki", em Varsóvia, na Polônia.

O filme, quase todo filmado em flashback, retrata a história de uma "Toilet Granny". Enquanto ela trabalha em seu atual emprego, considerado monótono, relembra dos incríveis fatos que aconteceram em seu passado.

"Toilet Granny" era o nome dado a uma mulher que trabalhava em banheiros públicos nos países do leste da Europa durante a Cortina de Ferro exercendo a função de uma "administradora" ou "operadora". A principal razão desse trabalho era evitar que as pessoas roubassem papel higiênico, que era uma escassa comodidade durante o período comunista nesses países.

Referências

  1. «GDY SPADAJĄ ANIOŁY». FilmPolski (em polaco). Consultado em 16 de agosto de 2022

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.