Glaciar Drygalski

O glaciar Drygalski ou barreira Drygalsk ou língua glaciar Drygalsk é um glaciar costeiro situado na Antártida, localizado na costa de Scott, a norte do estreito de McMurdo na dependência de Ross, 240 km a norte da ilha de Ross. Bastante estável, o glaciar Drygalski estende-se por 70 km pelo mar a partir do glaciar David.

Glaciar Drygalski
Glaciar Drygalski
O aicebergue C-16 colide com a língua de gelo Drygalski em 30 março de 2006.
Tipo Glaciar costeiro
Localização Dependência de Ross - Antártico
Comprimento 70 km
Glaciar Drygalski está localizado em: Antártica
Glaciar Drygalski

O capitão Robert Falcon Scott, líder da Expedição Discovery (1901-1904), descobriu a língua de gelo Drygalski em janeiro de 1902, e deu-lhe o nome do professor Erich von Drygalski, um explorador alemão.

Entre março e abril de 2005, um icebergue de 3.000 km2 designado por B-15A atingiu a língua partindo-a em duas partes, cada uma com 70 km2 de superfície.

No final de março de 2006, outro aicebergue[1] vindo da plataforma de gelo Ross, designado por C-16, atingiu a língua partindo mais um parte, com mais de 100 km2.

Referências

  1. Priberam. «Significado / definição de aicebergue no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». Dicionário da Língua Portuguesa. Consultado em 26 de setembro de 2015

Ligações externas

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.