Gregory C. Johnson

Gregory Carl "Ray J" Johnson (Seattle, 30 de julho de 1954) é um astronauta norte-americano.

 Nota: Se procura o outro astronauta, veja Gregory Johnson.
Gregory Carl Johnson
Gregory C. Johnson
Gregory Carl Johnson
Nascimento 30 de julho de 1954 (69 anos)
Seattle, EUA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Carreira espacial
Astronauta da NASA
Seleção 1998
Missões STS-125
Insígnia da missão Insígnia STS-125

Johnson é formado em engenharia aeroespacial e recebeu suas asas de aviador em 1978, passando a fazer parte da reserva da Marinha dos Estados Unidos como piloto. De 1979 a 1980, foi instrutor de vôo do caça A-4 Skyhawk. Ainda em 1980, serviu como piloto no porta-aviões Kitty Hawk, como membro de uma esquadrilha de caças A-6 Intruder.

Em 1984, ele começou treinamento na Escola de Piloto de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. Após a formatura, ficou baseado na estação naval de China Lake, no mesmo estado, testando inovações nos caças A-6E Intruder e F/A-18 Hornet. Depois deste período com piloto de testes, voltou ao Pacífico servindo em esquadrilha de caças a bordo de porta-aviões.

Johnson deu baixa da ativa da Marinha em 1990, passando à reserva para aceitar um cargo civil na NASA. Na agência, trabalhou oito anos como engenheiro espacial e piloto de pesquisas em diversos tipos de aeronaves, passando a exercer um cargo de chefia de departamento em 1994.

Em 1998 entrou para o curso de treinamento de astronautas da NASA, classificando-se em primeiro lugar entre 31 candidatos norte-americanos e estrangeiros. Assumindo cargos e funções técnicas na burocracia da NASA por onze anos, foi ao espaço pela primeira vez em maio de 2009, como piloto da missão STS-125 da Atlantis, a última missão de um ônibus espacial ao telescópio Hubble, retornando dia 24 de maio, após 12 dias em órbita.

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.