Guaiúle

O guaiúle (Parthenium argentatum) é um arbusto da família Asteraceae, nativo do deserto de Chihuahua, no México e sudoeste dos Estados Unidos. É uma fonte alternativa de látex para a produção de borracha. Nos tempos pré-colombianos constituía uma fonte secundária de látex para a produção de borracha na Mesoamérica, sendo a fonte primária a Castilla elastica. Guaiúle foi uma espécie intensamente estudada nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial após o corte do fornecimento de látex a este país desde a Malásia provocado pelos japoneses. Porém, após a guerra o seu cultivo foi abandonado devido ao preço inferior do látex importado.

Guaiúle

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Parthenium
Espécie: P. argentatum
Nome binomial
Parthenium argentatum
L.

Recentemente o guaiúle voltou a ser objecto de investigação devido ao facto de o seu látex ser hipoalergénico.[1] Enquanto o látex de Hevea tem proteínas que podem causar severas reacções alérgicas em algumas pessoas, o látex de guaiúle não contém tais proteínas. Actualmente já se encontram disponíveis luvas cirúrgicas feitas com látex de guaiúle.

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.