História de Comores

A História de Comores é um estudo social sobre a história das ilhas Comores, localizadas na extremidade norte do canal de Moçambique, parte do Oceano Indico, ao largo da costa oriental do continente africano.

Segundo o mito, as ilhas Comores foram primeiramente visitadas por marinheiros fenícios. Os primeiros habitantes das ilhas foram, provavelmente, árabes e africanos.[1][2]

Conhecidas desde o século IX pelos árabes e persas, as ilhas Comores eram um entreposto comercial fundamental para o fluxo de minérios do Zimbábue para os portos de Áden e Dar es Salaam.

Foram colônia islâmica entre os séculos IX e XIX, inicialmente sob controle Abássida e posteriormente, Otomano. A partir do século XIX, com a desintegração dos impérios islâmicos, as ilhas foram anexadas pela França, juntamente com Mayotte e Reunião.

Em 1975, tornaram-se independentes e passaram a formar a República Federal Islâmica das Comores, com três das quatro ilhas originais do antiga colônia, passando a integrar a Organização das Nações Unidas, a União Africana, a Liga Árabe e a Organização da Conferência Islâmica.

Referências

  1. "Comoros History", Encyclopedia of the Nations" (em inglês) Página visitada em 25 de julho de 2012.
  2. Zanzinet Forum Arquivado em 4 de março de 2016, no Wayback Machine. (em inglês) Página visitada em 25 de julho de 2012.

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.