Igreja Matriz de Santiago

A Igreja Matriz de Santiago, também referida como Igreja Paroquial de Santiago e Igreja de São Tiago, é uma igreja quinhentista, de transição entre o estilo manuelino e o renascimento. Fica em Santiago, Portugal.[1]

Igreja Paroquial de Santiago
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
sem protecção legal (d)
Localização
Localização
Coordenadas
Gaivota no telhado da Igreja Matriz de Santiago

Há 473 anos, no ano de 1533 (finais), começou a construção. O crescer da igreja acompanha também o próprio crescimento da Vila de Sesimbra.

A obra terminaria em 1564. Durante a obra foram feitos serviços religiosos, para evitar a ida dos habitantes da vila à Igreja de Nossa Senhora do Castelo, a única que à época existia . Mas ficava longe e o caminho era muito íngreme.

A construção e embelezamento foi paga em grande parte com donativos de navegantes e capitães de embarcações que no fim das suas viagens, ofereciam parte da sua fortuna à igreja.

Esta igreja serviu também como local de refugio da população quando esta era atacada por piratas. Em 1755 com o grande terramoto de Lisboa a igreja perde parte da sua torre dos sinos e dos arcos que suportavam o telhado.

É da Igreja de Santiago que todos os anos parte a procissão do padroeiro da vila de Sesimbra, O Senhor Jesus das Chagas.

Ver também

  • Festas e romarias no artigo Sesimbra (feriado municipal).

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.