Igreja de Santa Maria (Covas do Barroso)

A Igreja de Santa Maria, ou Igreja Paroquial de Covas do Barroso, é um templo cristão que se situa na freguesia de Covas do Barroso, município de Boticas, no Distrito de Vila Real.[1]

Igreja de Santa Maria (Covas do Barroso)
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Fresta com dois colunelos

Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1967.[2][1]

Descrição Histórica e Artística

A Igreja é circundada por um adro de terra batida e estás arquitectonicamente inscrita no movimento românico da região. Foi, no entanto, como outros exemplares desta tipologia, sujeita a intervenções arquitectónicas e decorativas realizadas em períodos subsequentes.

Apresentando planta longitudinal, o templo é composto de cabeceira e nave única (pavimentada com lajes graníticas, coberta por caixotões pintados e ostentando pintura mural setecentista nas paredes), esta última com duas capelas quadrangulares rasgadas nos seus dois lados - do Evangelho e da Epístola. Transpondo o portal rectangular sobrepujado por óculo, ambos rasgados no alçado principal culminado em empena com cruz latina, acede-se ao interior, onde se podem admirar, a par do coro-alto, o púlpito, do lado do Evangelho; um arcossólio em arco quebrado contendo túmulo com estátua jacente de Afonso Eanes Barroso, do lado da Epístola; o arco triunfal pleno e, por fim, a capela-mor, totalmente pintada, com abóbada de cruzaria ogival assente em quatro mísulas, além da imagem da padroeira - Santa Maria - esculpida, em estilo gótico, em pedra de ançã.

O túmulo de Afonso Anes Barroso, escudeiro de D. Afonso I, Duque de Bragança, sepultado no ano de 1459, está assente em dois leões e tem uma tampa que representa um figura humana deitada. Sob a cabeça tem um travesseiro adornado e aos pés um pequeno animal.

A imagem original de Santa Maria em estilo gótico, esculpida em pedra de Ançã que estava colocada na fachada exterior, encontra-se atualmente dentro da igreja, mais propriamente no nicho da capela lateral do lado do Evangelho. Em 2021, a Câmara Municipal de Boticas colocou uma réplica da imagem na fachada frontal da igreja.

Em 2019 foi objeto de obras de restauro e conservação realizadas pela Direção Regional de Cultura do Norte, com a recuperação e reparação das pinturas murais, do teto e do Coro Alto.

Bibliografia

  • Almeida, José António Ferreira de, "Covas de Barroso", Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976
  • Guerra, Luís Figueiredo da, Notícias históricas do concelho e vila de Boticas, Boticas, 1982

Referências

  1. Ficha na base de dados SIPA
  2. Pelo decreto 47 508, DG, de 24 de janeiro de 1967

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.