Il combattimento di Tancredi e Clorinda

Il Combattimento di Tancredi e Clorinda (O Combate entre Tancredo e Clorinda) é uma obra cênica e musical de Claudio Monteverdi.

Il Combattimento di Tancredi e Clorinda fica entre a ópera e a cantata, sendo em parte recitada e em parte encenada e cantada. Foi composta em 1624 e apareceu publicada junto com o seu oitavo livro de madrigais, sobre um texto extraído da Gerusalemme liberata de Torquato Tasso, narrando o trágico confronto de dois amantes, o cristão Tancredo e a sarracena Clorinda, que, vestidos de armaduras, não se reconhecem e lutam até a morte de Clorinda, quando então suas identidades se revelam e Tancredo, transtornado, lhe dá o batismo in extremis, obtendo o perdão da amada. Esta peça é importante porque nela Monteverdi inaugurou o gênero da cantata profana e introduziu o stile concitato na orquestra, perfeitamente adequado para o retrato de uma cena de batalha, junto com outros recursos técnicos como o pizzicato e instruções de performance como morendo, morrendo, descrescendo o volume e tornando mais lento.[1] Na sua primeira e única apresentação, os espectadores ficaram tão transtornados que não houve um só aplauso.[2]

  • Trecho de Il Combattimento di Tancredi e Clorinda

Referências

  1. Bukofzer, Manfred F. Music in the Baroque Era - From Monteverdi to Bach. Read Books, 2007. p. 38
  2. Deyries, B. Lemery, D. Sadler, Michael. Histoire de la musique en B.D. Éditions Van de Velde, 1984. Paris.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.