Ilhéu das Rolas

O Ilhéu das Rolas é um ilhéu do arquipélago de São Tomé e Príncipe situado no Golfo da Guiné, a sul da ilha de São Tomé. De origem vulcânica, localiza-se exatamente sob a Linha do Equador.

Ilhéu das Rolas
Ilhéu das Rolas
Ilhéu das Rolas está localizado em: São Tomé e Príncipe
Ilhéu das Rolas
Localização em São Tomé e Príncipe
Coordenadas: 0° N 6° 31' 25" E
0º0'0"N 6º31'25"E
Geografia física
País  São Tomé e Príncipe
Ponto culminante 96 m (São Francisco)
Área 3  km²
Geografia humana
População c. 200

A principal (e quase única) atividade económica é o turismo, depois da construção de uma estância de luxo. Uma população permanente de cerca de 200 habitantes tem a sua sobrevivência diretamente ligada à atividade turística. É acedida unicamente por barco, a partir de Porto Alegre, na ilha de São Tomé.

Centro do mundo

Monumento que assinala a posição do equador no Ilhéu das Rolas.

O Oficial de Armada, navegador e historiador Gago Coutinho chefiou a missão geodésica em São Tomé entre 1915 e 1918, período em que implantou marcos para o estabelecimento de uma rede geodésica na ilha, após o que fez observações de triangulação, medição de precisão de duas bases e numerosas observações astronômicas.

Durante suas medições, comprovou a passagem da Linha do Equador pelo Ilhéu das Rolas. A Carta resultante dessas observações foi entregue em 1919, em conjunto com o Relatório da Missão Geodésica da Ilha de São Tomé 1915-1918, que foi considerado oficialmente o primeiro trabalho de geodesia completo referente a uma das colónias portuguesas.

Existe, assim, o Padrão do Equador, um pequeno monumento que assinala a passagem da linha equatorial pelo Ilhéu das Rolas. Foi erigido em 1936 e continha (antes de ser vandalizado) uma inscrição, guardada no interior do padrão, onde se lia «Dos trabalhos geodésicos e astronómicos realizados por Gago Coutinho de 1916 a 1918, em S. Tomé, por iniciativa do Eng. Rebelo de Andrade e com o apoio de todos os colonos, concluiu-se que o Equador geodésico passa neste ponto». Com um pedestal de desenho classicizante que suporta uma esfera armilar, o monumento assenta sobre uma base polícroma, representando o mapa-mundo, num cenário que é composto pela paisagem verdejante e o Atlântico.[1]

Ver também

Galeria

Ligações externas

Bibliografia

  • Grande Atlas Mundial, Selecções do Reader´s Digest, 1ª Edc. setembro, 2006, Pág. 223. ISBN 972-609-471-2
  • Grande Dicionário Enciclopédico Ediclube Vol. XVI, Pág. 5574 e 5575. 1996. ISBN 972-719-056-1


Notas

  1. AA.VV. Património de origem Portuguesa no mundo: arquitectura e urbanismo - África, Mar Vermelho, Golfo Pérsico, José Mattoso (dir.), Filipe Themudo Barata (coord.), José Manuel Fernandes (coord.), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.