Internet em Portugal

Serviços de ADSL estão disponíveis em Portugal desde o ano 2000, porém só a partir de 2002 é que ganhou aceitação por parte do público em geral, principalmente devido ao aumento da concorrência entre provedores do serviço, o que ajudou a nivelar os preços. A penetração no mercado Português ronda os 50%, e já tem virtualmente cobertura em todo o território nacional.

A Atribuição de Espaço de Endereçamento IPv4 em Portugal

Há vários provedores a oferecerem serviços ADSL, Fibra, TV, Voz, entre outros em Portugal, tanto ao mercado residencial como ao mercado profissional. A maioria do mercado residencial é partilhado entre os dois maiores operadores: Portugal Telecom e Sonae.

Operadoras

Portugal Telecom

Antigo monopólio, a Portugal Telecom ainda é a maior companhia de telecomunicações actualmente no país. Devido ao seu anterior monopólio as suas infraestruturas cobrem todo o território nacional, fazendo da empresa o único operador que pode oferecer serviços directos em qualquer ponto do país. A Portugal Telecom usa marcas diferentes no seu serviço ADSL, como o SAPO para o mercado residencial, e a Telepac para o pequeno mercado empresarial, entre outras. Em Novembro de 2006 a Portugal Telecom anunciou o seu serviço ADSL2+, os 24 Mbit/s de velocidade à sua oferta de mercado e alcançando efectivamente a sua concorrente Sonae que já estava a oferecer aumentos de velocidade ADSL+2 há vários meses.

Esoterica e IP Global

A Esoterica surgiu em Portugal em 1994, tendo na altura sido a primeira empresa privada a fornecer acesso à Internet, em concorrência com a Telepac, da Portugal Telecom. Foi o primeiro operador a permitir o acesso através de modems a 28 Kbps, a velocidade de acesso mais elevada na altura, utilizando as linhas telefónicas tradicionais. Mais tarde, em Dezembro de 1995, foi lançada a IP Global. Estes dois operadores, em conjunto com a Telepac, foram os principais fornecedores de Internet em Portugal, até cerca de 1998, altura em que surgiram no mercado outros concorrentes. A Esoterica viria a ser adquirida em 1999 pela norte-americana VIA NET.WORKS (hoje Claranet) e a IP Global pela Sonae, fazendo hoje parte da Optimus.

Sonae

A Sonae começou a operar em 1999, pouco tempo após o governo ter aberto o mercado de telecomunicações à concorrência. A empresa juntou a Sonae Redes de Dados à recém-adquirida IP Global, criando assim um operador global. A companhia começou por alugar as linhas à Portugal Telecom para poder anunciar os seus serviços ao público, mas depressa começou a construir as suas próprias infraestruturas e pode agora oferecer serviço directo às principais áreas metropolitanas. A Sonae também usa diferentes marcas para providenciar os seus serviços, que incluem: o Clix para o mercado residencial e a Novis para o mercado profissional. Aproveitando-se do aumento de largura de banda providenciado pela sua rede ADSL2+, a Sonae anunciou em Junho de 2006 o lançamento do seu serviço IPTV, apelidado de SmarTV, permitindo à empresa oferecer o chamado serviço Triple play a clientes em áreas selectas.

Em 2014 fundiu-se com a ZON Multimédia criando a NOS (operadora)

Outros operadores ADSL em Portugal

Provedores de serviço por cabo

Provedores de serviço por fibra

Provedores de serviço móvel

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.