João 10

João 10 é o décimo capítulo do Evangelho de João no Novo Testamento da Bíblia. Jesus termina sua viagem a Jerusalém e foge para as margens do rio Jordão.

 Nota: Este artigo é sobre o capítulo da Bíblia. Para o papa de mesmo nome, veja João X.
Bom Pastor, tema central de João 10.
1660. Por Murillo, atualmente no Museu do Prado, em Madrid.

Parábola do Bom Pastor

Ver artigo principal: Bom Pastor

Em João 10:1–21, Jesus aparece como o "Bom Pastor" que dá a sua vida por suas ovelhas e também como a "porta" («Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; e entrará, sairá e achará pastagem.» (João 10:9)).

Jesus declara sua divindade

Depois da perícopa do Bom Pastor, Jesus novamente se vê discutindo com os fariseus em Jerusalém. Em meio à discussão, declara sua divindade: «Eu vo-lo disse, e não credes; as obras que eu faço em nome de meu Pai, dão testemunho de mim; mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e nunca jamais hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me tem dado, é maior do que tudo; e ninguém pode arrebatá-lo da mão do Pai. Eu e meu Pai somos um.» (João 10:25–30)

Os fariseus, furiosos, apanham pedras para atirar em Jesus e tentam prendê-lo. Finalmente, ele escapa para «o lugar onde João batizava no princípio» (João 10:40) e lá continuou sua pregação.

Ver também


Precedido por:
João 9
Capítulos da Bíblia
Evangelho de João
Sucedido por:
João 11

Bibliografia

  • Brown, Raymond E. An Introduction to the New Testament Doubleday 1997 ISBN 0-385-24767-2

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.