Língua kamkata-vari

Kamkata-vari (Nome nativo: Kâmkata-vari) é uma língua nuristani.[1] Seus dialetos principais são kata-vari, kamviri e mumviri. Kata-vari e kamviri são às vezes erroneamente considerados duas línguas distintas, mas de acordo com o linguista Richard Strand, eles formam uma única língua.

 Nota: "Kati" redireciona para este artigo. Este artigo é sobre língua. Para simulação solitária de luta, veja Kati (artes marciais). Para outros significados, veja Kati (desambiguação).
Kamkata Vari
Falado(a) em: Nuristão, Província Kunar, Distrito Chitral
Total de falantes: 150,000
Família: Indo-europeia
 Indo-Iraniana
  Nuristani
   Do norte
    Kamkata Vari
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: ambos:
bsh  Kati
xvi  Kamviri

A língua kamkata-vari é falada por 40.000 a 60.000 pessoas, dos Kata, Kom, Mumo, Kshto e algumas tribos menores com Trajes Negros em partes do Afeganistão e do Paquistão. Existem diferenças dialetais entre os falantes de kamkata-vari do Paquistão. Os nomes alternativos mais usados para o idioma são kati ou bashgali.[1]

Classificação

Pertence à família de línguas indo-europeias e está no grupo nuristani do ramo indo-iraniano.

Status

As taxas de alfabetização são baixas: abaixo de 1% para as pessoas que a têm como primeira língua e entre 15% e 25% para as pessoas que a têm como segunda língua. O dialeto kata-vari pode ser ouvido no rádio no Afeganistão.

Referências

  1. Strand, Richard F. (2010). «Nurestâni Languages». Encyclopaedia Iranica, Online Edition. Consultado em 16 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 6 de novembro de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.