Kim Myong-won

Kim Myong-won (Pyongyang, 15 de julho de 1983), é um futebolista Norte-Coreano que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Ulaanbaatar. Disputou a Copa do Mundo de 2010 representado seu país.[1]

Kim Myong-won
Informações pessoais
Nome completo Kim Myong-won
Data de nascimento 15 de julho de 1983 (40 anos)
Local de nascimento Pyongyang, Coreia do Norte
Altura 1.80 m
Informações profissionais
Clube atual Mongólia Ulaanbaatar
Número 7
Posição Atacante
Clubes profissionais1
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
2003–2011
2011–
Coreia do Norte Amrokgang
Mongólia Ulaanbaatar
112 (98)
3 (0)
Seleção nacional3
2003– Coreia do Norte Coreia do Norte 9 (1)


1 Partidas e gols pelos clubes profissionais
contam apenas partidas das ligas nacionais.
Atualizadas até 5 de maio de 2012.


3 Partidas e gols pela seleção nacional estão atualizadas
até 5 de maio de 2012.

Kim Myong-won ganhou notoriedade não pelo que fez em campo, mas pelo que a comissão técnica da Coreia do Norte aprontou com a FIFA na inscrição para o Mundial da África do Sul: o nome do atacante foi incluído na lista como se fosse goleiro.

Isto porque em seu clube, Myong-won de fato era atacante, mas seu talento para pegar pênaltis o levou, em situações de emergência, a vestir as luvas e ir para o gol. Conta-se que Myong-won chegou até a defender três pênaltis numa só partida, válida pelo Campeonato Norte-Coreano.

De maneira que a seleção da Coreia do Norte inscreveu Myong-won na Copa do Mundo como goleiro para utilizá-lo nesta posição só quando fosse necessário, com a intenção de escalá-lo como atacante nas demais situações.

Só que segundo as regras da FIFA, a lista de inscritos deve ter 23 nomes, sendo que três deles devem ser obrigatoriamente goleiros, que em nenhuma hipótese podem jogar na linha, o que impediu Myong-won de jogar em sua posição original no Mundial da África do Sul.

Referências

  1. Perfil em FIFA.com (em inglês)

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.