Korabl-Sputnik 3

Korabl-Sputnik 3,[1] em russo Корабль Спутник 3 que significa Nave satélite 3, também conhecida como Vostok-1K No.3, e Sputnik 6[2] no Ocidente, foi uma missão de teste do Programa Vostok da União Soviética, tendo sido a segunda a tentar colocar animais em órbita e trazê-los de volta a salvo.

A Korabl-Sputnik 2, foi a terceira tentativa de lançar uma espaçonave Vostok, com cães a bordo. A segunda tentativa, em 19 de agosto, havia sido bem sucedida.

O lançamento, ocorreu em 1 de dezembro de 1960 a partir do Cosmódromo de Baikonur,[1] usando um foguete Vostok-L. Sua "tripulação", era composta por: dois cães, Pcholka e Mushka, além de duas câmeras de TV monitorando-os, e uma série de instrumentos científicos.

O lançamento foi perfeito, e a órbita pretendida foi atingida. No dia seguinte, o procedimento de reentrada foi iniciado, mas o funcionamento do retrofoguete não foi interrompido como planejado, fazendo com que a trajetória de reentrada mais longa, colocasse a capsula em territórios internacionais. Temendo pela confidencialidade dos dados da missão, o procedimento de autodestruição automático foi acionado, matando ambos os cães.[3]

Ver também

Ligações Externas

Referências

  1. McDowell, Jonathan. «Launch Log». Jonathan's Space Page. Consultado em 22 de dezembro de 2012
  2. «Vostok». Encyclopedia Astronautica. Consultado em 22 de dezembro de 2012
  3. «Sputnik-6 and the failure of 22 December 1960». Sven Grahn. Consultado em 22 de dezembro de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.