Língua bagatha

Bagatha é uma das línguas das tribos das colinas da Índia[1][2] falada nas colinas de Paderu, Sujanakota, Karakapalli, Tajangi, Devarapalli e Peddavalasa pela tribo Bagatha, também chamada Bhakta, Bhagada, Bogatha e Bhagatha, com cerca de 87.994 (Censo 1981) em Andhra Pradesh.

Bagatha
Falado(a) em: Índia  Índia
Região: Andhra Pradesh
Total de falantes: 88 mil
Família: Dravídica
 Dravídica Sul-Central
  Bagatha
Escrita: escrita telugu e escrita própria
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

História

Os Bagatha eram experientes em guerras e por isso serviram, no século XVII, como exércitos pessoais aos chefes Golconda e Gangaraju Madugole. A devoção demonstrada fez com que fossem bem reconhecidos e assim chamados de 'Bhaktas' e mais tarde Bagathas. Além disso, os Chefes locais premiaram o esforço militar dos Bagatha nomeando muitos deles com Chefes locais. Com essa mudança de “status”, os Bagatha passaram a se auto denominar como uma tribo de “Guerreiros”, se expandiram geograficamente, se desenvolveram politicamente e adquiriram uma supremacia social na área, aqual perdurou por cerca de 50 anos, desde o fim do século XVII até o início do século XVIII.

Idioma

Os Bagathas falam a lingua Bagatha e o Telugu com seu sotaque típico dos habitantes das colinas. Os que vivem nas proximidades da divisa com Orissa falam uma forma do Oriá junto com o Bagatha.

Escrita

O índice de alfabetização entre os Bagatha é baixíssimo. Uma escrita própria para a língua foi desenvolvida pela Professora S. Prasanna Sree[3] da Andhra University, Visakhapatnam, Andhra Pradesh, India. Prasanna Sree desenvolveu escritas com base em escritas indus já existentes para certos sons comuns a outras línguas locais, porém com diferentes conjuntos de caracteres para cada uma das línguas tribais relacionadas, tais como Gadaba, Jatapu, Kolam, Konda-dora, Porja, Koya, Kupia.

  • São 13 sons vogais com símbolos para vogais que, conforme a simbologia, podem ser isoladas (no início da sílaba) ou conjuntas: a aa e ee u uu ae aaae i o oo ou aum auh
  • e 21 sons consoantes que podem ser curtos ou longos (símbolos diferenciados): ka gha gna cha já ta da tha dha na pa bha ma ya ra la va as ha

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.