Língua konda-dora

Konda-Dora é uma língua Dravidiana falada nos estados indianos de Andhra Pradesh e Orissa por cerca de 28 mil pessoas. Os “Konda-Dora” são uma tribo classificada e se distribui na área da Agência dos Distritos de Visakhapatnam, Vizianagaram, Srikakulam e Godavari leste. Há também “Kondas” Kubi que ficam em Orissa e em Koraput, Assam.

Konda-Dora
Falado(a) em: Índia  Índia
Região: Assam, Andhra Pradesh, Orissa
Total de falantes: 28 mil (1981)
Família: Dravídica
 Dravidiana Sul-Central
  Gondi-Kui
   Konda-Kui
    Konda
     Konda-Dora
Escrita: escritas oriá e telugu e escrita própria
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: kfc
ISO 639-3: kfc

Língua

A língua Konda-Dora, também chamada de Kubi é muito relacionada com as línguas Kubi e Khonda e tomou muito vocabulário do Oriá e Telugu. Muitos dos Konda-Dora falam somente o Telugu ou junto com sua própria língua.

Falantes

Conforme o Censo de 1981, a população total era de 41.374 pessoas,. Eles se chamam a si próprios de s Pandava Doras ou Pandava Rajas. Eles acreditam ser que são descendentes dos Pandavas citados no Mahabharata. Konda etimologicamente significa Colinas e Dora significa comandante, chefe. Assim Konda-Dora significa “chefe-das-colinas”.

Uma tribo registrada entre os Konda-Dora é a dos ‘Porja’. Muitos dos Porja étnicos adotaram o Telugu como primeira língua. Eles se estabeleceram como dois grupos: os Pedda Kondalu e os Chinna Kondalu. Os Pedda Kondalu mantém muitos aspectos de sua cultural mais tradicional, porém, os Chinna Kondalu foram muito influenciados pelos Telugu.

35 a 45% dos Konda-Dora são alfabetizados na sua língua (como 2º idioma) em Vizianagaram, emSrikakulam e em E. Godavari districts; São 29% alfabetizados entre os Kubi de Orissa.(2006), alguns usam a lingua Adivasi Oriá (ori).

Dialetos

A lingua Konda-Dora tem dialetos como os da própria Konda-Dora (Konda) e os do Kubi, sendo todos mutuamente inteligíveis. Em léxicos os dialetos do Konda-Dora e do Kubi são 83% inteligíveis. E em 28% com o Telugu.

Escrita

O índice de alfabetização entre os Konda não é muito alto. Eles escrevem em Telugu, porém, uma escrita própria para a língua foi desenvolvida pela Professora S. Prasanna Sree[1] da Andhra University, Visakhapatnam, Andhra Pradesh, India. Prasanna Sree desenvolveu escritas com base em escritas indus já existentes para certos sons comuns a outras línguas locais, porém com diferentes conjuntos de caracteres para cada uma das línguas relacionadas, tais como Bagatha, Gadaba, Porja, Kolam, Jatapu, Koya, Kupia.

  • São 13 sons vogais com símbolos para vogais que, conforme a simbologia, podem ser isoladas (no início da sílaba) ou conjuntas: a aa e ee u uu ae aaae i o oo ou aum auh
  • e 21 sons consoantes que podem ser curtos ou longos (símbolos diferenciados): ka gha gna cha já ta da tha dha na pa bha ma ya ra la va as ha

Nota

  1. Dr Prasanna Sree

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.