Lais de guia

Lais de Guia é um dos mais conhecidos e utilizados nós. Nó de grande utilidade, usado para formar uma laçada não corrediça. É um de grande confiabilidade pois além de não estrangular sob pressão, é fácil de desatar. Ao executá-lo deve-se tomar cuidado uma vez que, se mal executado, desmancha-se com facilidade. O nó lais de guia tem como função principal ajudar no salvamento de pessoas afogadas e em portos para manter os navios ancorados, muito usado na marinha em treinamentos de resgate e ancoradouros. É um laço que não corre. No livro de Ashley, o Lais de Guia recebe o número 1010. Uma variante recomendada pela marinha holandesa recebe o número 1034 e meio.[1]

Exemplo de Lais de Guia
Lais de guia
ABoK
  1. 1010
    #1716

Como é feito

Lais de guia "caubói", "canhota" ou "da marinha holandesa"

Esquema do nó 1034.5 de Ashley, frequentemente confundido com o Lais de Guia

Esta variante é recomendada pela Marinha Holandesa. Há um grau de controvérsia a respeito de qual dos dois nós é mais confiável. A diferença entre os dois nós está na posição final do terminador.

Lais de guia por etapas

Ver também

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.