Limoneno

O Limoneno (IUPAC: 1-metil-4-(prop-1-en-2-il)ciclohex-1-eno) é uma substância química, orgânica, natural, pertencente à família dos terpenos, classe dos monoterpenos, de fórmula molecular C10H16, encontrada em frutas cítricas (sendo o principal componente do óleo das cascas de limões e laranjas), volátil e, por isso, responsável pelo cheiro que essas frutas apresentam.

Limoneno
Alerta sobre risco à saúde
Nome IUPAC 1-methyl-4-prop-1-en-2-yl-cyclohexene
Outros nomes 4-isopropenyl-1-methylcyclohexene
Racemic: DL-limonene; dipentene
Identificadores
Número CAS 5989-27-5
SMILES
Propriedades
Fórmula molecular C10H16
Massa molar 136.24 g/mol
Densidade 0.8411 g/cm3

Optical Rotation = 87° - 102°

Ponto de fusão

-74.35 °C

Ponto de ebulição

176 °C

Riscos associados
Frases R R10 R38 R43 R35
Frases S S2 S24 S37 S60 S61
Ponto de fulgor 50 °C
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Industrialmente é utilizado para produzir para-cimeno por desidrogenação catalítica. Nos últimos anos a sua demanda tem aumentado muito devido ao seu uso em solventes biodegradáveis.

Por possuir um centro quiral, concretamente um carbono assimétrico, apresenta isomeria óptica. Portanto, existem dois isômeros ópticos: o D-limoneno e o L-limoneno. A nomenclatura IUPAC correta é R-limoneno e S-limoneno, porém se emprega com mais frequência os prefixos D e L ou alfa e beta.

Química

Enantiômeros R e S do limoneno.

O limoneno é um terpeno relativamente estável e pode ser destilado sem decomposição, embora a elevadas temperaturas ele seja "craqueado" formando isopreno.[1] Ele oxida-se facilmente em ar úmido produzindo carvol [en] e carvona.[2] Com enxofre, ele sofre desidrogenação e é convertido em p-cimeno.

Usos

Nos últimos anos tem adquirido uma importância fundamental devido a sua demanda como solvente biodegradável, e como combustível sustentável. Além disto também apresenta aplicações como componente aromático e é usado amplamente na síntese de novos compostos.[3]

Por ser um derivado dos cítricos, o limoneno pode ser considerado um agente de transferência de calor limpo e ambientalmente inócuo, pelo qual é utilizado em muitos processos farmacêuticos e de alimentos.

O limoneno é usado, por exemplo, em dissolventes de resinas, pigmentos, tintas, na fabricação de adesivos, etc. Também é usado como combustível duas vezes mais eficiente do que derivados do petróleo e pelas indústrias farmacêuticas e alimentícias como componente aromático e para dar sabor (flavorizantes), na obtenção de sabores artificiais de menta e na fabricação de doces e chicletes.[4]

Referências

  1. H. Pakdela, D. Panteaa and C. Roy (2001). «Production of dl-limonene by vacuum pyrolysis of used tires». J Anal Appl Pyrolysis. 57 (1): 91–107. doi:10.1016/S0165-2370(00)00136-4
  2. Source: European Chemicals Bureau.
  3. AZAMBUJA, W. Óleos Essenciais. Disponível em: <http://www.oleosessenciais.org/>. Acesso em 23 ago. 2011.
  4. «Combustível feito com casca de limão». Portal Aprendiz. 14 de março de 2007. Consultado em 13 de junho de 2020

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.