Liptauer

Liptauer é uma pasta de queijo condimentada, preparada com queijo de ovelha,[1] queijo de cabra, queijo quark ou requeijão. É uma iguaria das culinárias da Eslováquia (com o nome "Šmirkáš", em língua eslovaca), da Hungria (com os nomes "Liptói Túró" ou "Körözött", em língua húngara[2]), da Áustria e da Itália. O nome Liptauer deriva de Liptau, a denominação alemã da região de Liptov (Liptó em húngaro), no norte da Eslováquia, que foi um distrito do Império Austro-Húngaro até 1918.

Liptauer
País de origem

Na provícia italiana de Trieste, esta pasta é também conhecida como Spuma di formaggio all'ungherese .

Para além do queijo, pode ter também como ingredientes natas, manteiga, margarina, cerveja[1] e cebola cortada em cubos. Pode ser temperada com paprica, salsa fresca, pimenta, pimentão, cominhos, alcaparras e mostarda.

O Liptauer pode ser servido barrado numa fatia de pão, em bolachas, como recheio de tomates, pimentos[1] ou ovos cozidos. Na Hungria, país em que cada família se orgulha de possuir a sua própria receita do prato, é comum consumi-lo na hora do desjejum, sendo que uma interpretação pessoal do Liptauer é vista como a melhor de todas as receitas.

Referências

  1. Gundel, Karoly (1992). Gundel's Hungarian cookbook. Budapest: Corvina. ISBN 963-13-3600-X. OCLC 32227400
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 27 de junho de 2014. Arquivado do original em 16 de julho de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.