Lucas 15

Lucas 15 é o décimo-quinto capítulo do Evangelho de Lucas no Novo Testamento da Bíblia. Composto por três parábolas, é neste capítulo que está a famosa "Parábola do Filho Pródigo", possivelmente a mais conhecida de todas as parábolas de Jesus.[1][2]

Parábola da Ovelha Perdida, a primeira das três parábolas sobre redenção em Lucas 15.
Escultura na Catedral de Cristal, em Garden Grove, na Califórnia.

Parábola da Ovelha Perdida

Parábola da Dracma Perdida, a segunda das três parábolas sobre redenção em Lucas 15.
Entre 1886 e 1894. Por James Tissot, atualmente no Brooklyn Museum, em Nova Iorque.
Parábola do Filho Pródigo, a terceira das três parábolas sobre redenção em Lucas 15.
Entre 1667 e 1670. Por Murillo, atualmente na Galeria Nacional de Arte, em Washington D.C., nos EUA.
Ver artigo principal: Parábola da Ovelha Perdida

Esta parábola aparece em dois evangelhos canônicos, em Lucas 15:1–7 e Mateus 18 (Mateus 18:12–14). Jesus conta que um pastor deixou seu rebanho de noventa e nove ovelhas para buscar uma que se perdeu e faz parte de uma trilogia sobre a redenção que Jesus conta depois que os fariseus e os líderes religiosos o criticaram por comer com "pecadores".[3]

Parábola da Dracma Perdida

Ver artigo principal: Parábola da Dracma Perdida

A parábola da moeda perdida (uma dracma) só aparece em Lucas 15:8–10. É uma história de uma mulher com dez moedas de prata que perde uma delas, acende uma lamparina e varre sua casa toda até encontrá-la, regojizando-se quando a encontrou. É a segunda parte da trilogia da redenção de Jesus (vide aqui).[3]

Parábola do Filho Pródigo

Ver artigo principal: Parábola do Filho Pródigo

Provavelmente a parábola mais conhecida de Jesus, o "Filho Pródigo" (Lucas 15:11–32), como ela é conhecida, só aparece no evangelho de Lucas. Jesus conta a história de um pai que deixa para o mais jovem de seus filhos sua herança antes de morrer, ainda em vida. Depois de gastar toda a fortuna (pródigo é sinônimo de "perdulário", "gastador"), este filho começa a passar fome durante um período de carestia. Ele então se arrepende e volta para casa com o objetivo de implorar por emprego e renunciar seu parentesco com o pai. Apesar disso, o pai imediatamente o recebe de volta como filho e realiza uma festa para celebrar seu retorno. O filho mais velho se recusa a participar, afirmando que, durante todo este tempo, trabalhou para o pai e não recebeu sequer uma cabra para celebrar com os amigos. O pai então afirma então que tudo o que pai tem é do filho mais velho, mas que eles deveriam celebrar o retorno do filho mais novo pois ele voltou para casa. Esta parábola é a terceira e última parte de uma trilogia sobre a redenção iniciada na Parábola da Ovelha Perdida.

Na tradição católica ocidental, esta parábola é geralmente lida no quarto domingo da Quaresma[4] ao passo que na tradição ortodoxa, ela é lida no "Domingo do Filho Pródigo".

Texto

O texto original deste evangelho foi escrito em grego koiné e alguns dos manuscritos antigos que contém este capítulo, dividido em 32 versículos, são:

Ver também


Precedido por:
Lucas 14
Capítulos do Novo Testamento
Evangelho de Lucas
Sucedido por:
Lucas 16

Referências

  1. Halley, Henry H. Halley's Bible Handbook: an abbreviated Bible commentary. 23rd edition. Zondervan Publishing House. 1962. (em inglês)
  2. Holman Illustrated Bible Handbook. Holman Bible Publishers, Nashville, Tennessee. 2012. (em inglês)
  3. Richard N. Longenecker, The Challenge of Jesus' Parables, Eerdmans, 2000, ISBN 0-8028-4638-6, pp. 201–204. (em inglês)
  4. TextWeek.com. «Lent 4C» (em inglês). Consultado em 12 de setembro de 2013

Bibliografia

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.