Luisiana (Nova Espanha)

A Luisiana, também conhecida como Luisiana espanhola, foi uma divisão administrativa da Capitania-Geral de Cuba (parte do Vice-Reino da Nova Espanha) de 1762 a 1802, constituído pela região a oeste da bacia do rio Mississippi, com capital em Nova Orleães. A área foi originalmente reivindicada e controlada pela França, que a nomeou de La Louisiane em homenagem ao rei Luís XIV em 1682, foi cedida à Espanha em 1762. Porém, a transferência real de autoridade foi um processo lento, e depois que a Espanha finalmente tentou substituir totalmente as autoridades francesas em Nova Orleães em 1767, os residentes franceses organizaram uma revolta que o novo governador colonial espanhol não suprimiu até 1769.[1] A Espanha também tomou posse de St. Louis e toda a Alta Luisiana no final da década de 1760, embora houvesse pouca presença espanhola nas vastas extensões do que eles chamavam de "País dos Illinois".

   |-
       |Erro::  valor não especificado para "nome_comum"


Luisiana (Nova Espanha)

Governo geral da Capitania-Geral de Cuba


1762  1802
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Luisiana (Nova Espanha)
Localização de Luisiana (Nova Espanha)
Continente América
Capital Nova Orleães
Língua oficial castelhano
Governo Governo geral
História
  1762Fundação
  1802Dissolução
Mapa da América do Norte em 1803, quando a Luisiana foi adquirida pelos Estados Unidos

O território foi devolvido à França, nos termos do Terceiro Tratado de Santo Ildefonso (1800) e do Tratado de Aranjuez (1801). Em 1802, o rei Carlos IV da Espanha publicou um projeto de lei real em 15 de outubro, efetivando a transferência e delineando as condições. No entanto, a Espanha concordou em continuar administrando a colônia até que funcionários franceses chegassem e formalizassem a transferência de poder. A cerimônia foi realizada em Nova Orleães, em 30 de novembro de 1803, apenas três semanas antes das formalidades de cessão da França para os Estados Unidos, de acordo com a Compra da Luisiana. Este enorme território responde por 23% do atual território estadunidense.[2]

Ver também

Referências

  1. Chambers, Henry E. (maio de 1898). West Florida and its relation to the historical cartography of the United States. Baltimore, Maryland: The Johns Hopkins Press. p. 48
  2. Acquisition of the Public Domain 1781-1867 Arquivado em 2 de outubro de 2003, no Wayback Machine. ("Aquisições de terras do domínio público") (em inglês)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.