Manobra de Immelmann

A Manobra de Immelmann ou Curva Immelmann refere-se a duas diferentes manobras aéreas. A manobra conhecida atualmente como "Immelmann", de fato, possui ligação com o piloto alemão da Primeira Guerra Mundial Max Immelmann.

 Nota: Se procura pelo piloto de aeronaves, veja Max Immelmann.
Visão esquemática da Manobra Immelmann:
1. Voo estável.
2. Meia volta.
3. Giro de 180° para estabilizar a aeronave.

Nas acrobacias modernas, a Manobra Immelmann, (também conhecida como "roll-off-the-top" ou simplesmente "Immelmann") é uma manobra acrobática que resulta em vôo nivelado na direção oposta em uma altitude mais elevada.

Contexto histórico

No combate aéreo da Primeira Guerra Mundial,[1] uma curva Immelmann (batizada com o nome do ás alemão Max Immelmann) era uma manobra usada após um ataque a outra aeronave para reposicionar a aeronave de ataque para um novo ataque.

Depois de fazer um ataque de mergulho em alta velocidade contra um inimigo, o atacante então escalaria de volta passando a aeronave inimiga e, logo antes do estol, aplicaria o leme total para girar sua aeronave.[2] Isso colocava a aeronave atacante voltada para baixo na aeronave inimiga, tornando possível outra passagem de mergulho em alta velocidade.

Referências

Bibliografia

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.